NEWSLETTER
NOVEMBRO 2014
Dr. João Marques
Farmacêutico da Farmácia do Caniço
joao.marques@farmaciadocanico.pt
Constipações
Teve já início a época do ano em que com maior frequência recorremos ao conselho farmacêutico para alívio dos sintomas da constipação:
Geralmente, começa com a “garganta arranhada” (irritação faríngea) ou mesmo dor de garganta, seguida de nariz a pingar (rinorreia), congestão nasal e espirros. Há um mal-estar geral que pode incluir dor de cabeça e fadigas ligeiras, febre baixa (mais frequente nas crianças) e rouquidão ou afonia. Se surgir tosse, ela começa por ser seca (não produtiva), com o passar do tempo torna-se produtiva (com produção de muco ou expectoração) e no final da constipação passa a ser seca e residual. (Ler mais)

Dr. Bruno Sousa
Nutricionista
bruno.sousa@mail.com
Alimentação e Imunidade
Com a chegada do inverno e com o arrefecimento da temperatura, surgem as constipações e gripes, e por isso, é tempo de reforçar a importância do papel da alimentação na nossa imunidade.
O sistema imunológico desenvolve inúmeras reações que invariavelmente necessitam de energia e da presença de diversos nutrientes. (Ler mais)

Dr. Ferdinando Pereira 
Urologista Andrologista
ferdinandompereira@gmail.com
Cancro da Próstata
O cancro da próstata é a segunda causa de morte por neoplasia maligna no homem, depois do cancro do pulmão, e o mais frequente após os 50 anos. Em Portugal diagnosticam-se aproximadamente 4000 novos casos por ano, com uma mortalidade estimada de 1100 a 1200 por ano. A idade média à data do diagnóstico, é de 60 anos, raramente antes dos 40 anos. A incidência aumenta com a idade. (Ler mais)

Dra. Sofia Granito
Especialista em Medicina Interna
sofiagranito@gmail.com
A medicação por si só não faz milagres
O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Tem sentido um aumento da hipertensão, diabetes e o colesterol nos últimos anos na Região? (Ler mais)

Breves


Miniatura de estômago criada a partir de células estaminais
Uma equipa de investigadores criou o primeiro estômago em miniatura em laboratório, a partir de células estaminais pluripotentes. (Ler mais)



Ácidos biliares podem combater diabetes
Uma equipa de internacional de investigadores descobriu que os ácidos biliares ativam um recetor pouco conhecido que é capaz de ultrapassar a perda da sensibilidade à insulina, defende um estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation”. (Ler mais)


Tratamento ao cancro da próstata preserva potência sexual
Médicos de Coimbra realizam um novo tratamento ao cancro da próstata, que tem como objetivo “preservar a potência sexual e a continência urinária” do paciente. (Ler mais)
 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal