Marcas vão diminuir tamanho das latas nos Estados Unidos e introduzir novas bebidas no mercado Os maiores fabricantes de refrigerante do mundo - Coca-Cola, PepsiCo e Dr Pepper - comprometeram-se a diminuir em 20% as calorias das bebidas nos Estados Unidos antes de 2025, a fim de reduzir a obesidade no país. As empresas chegaram a esse acordo com a Associação Americana de Bebidas e a Aliança Por Uma Geração Mais Saudável. O compromisso foi alcançado durante uma conferência organizada pela Fundação Clinton, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que aconteceu em Nova Iorque entre os dias 21 e 24 de setembro. O ex-chefe de Estado considerou que esse compromisso da indústria de bebidas “é um passo fundamental na luta contra a obesidade”. Para reduzir a obesidade, os fabricantes de refrigerantes pretendem vender as bebidas em recipientes mais pequenos, assim como promover o consumo de água mineral e introduzir no mercado novas bebidas com menos calorias. Outra medida estipulada no acordo é o posicionamento dessas bebidas mais saudáveis em lugares específicos dos supermercados, como no corredor final, para que os consumidores possam localizá-las com mais facilidade. Coca-Cola, PepsiCo e Dr Pepper também vão participar em ações de promoção e consciencialização em todos os pontos de venda dos Estados Unidos, inclusivamente nas máquinas automáticas. Por SAPO Saúde/AFP |