OUTUBRO 2014
TEUS OLHOS CASTANHOS, DE ENCANTOS TAMANHOS…
Dra. Fabiana Félix Gonçalves
Pós-Graduada em Medicina Legal e Ciências Forenses
Voluntária na AACJ (Associação de Apoio a Crianças e Jovens)
fabianafelixgoncalves@gmail.com

Começo por lançar-lhe um desafio: olhe à sua volta e veja quantas pessoas têm olhos azuis? Quantas têm olhos castanhos? E cinzentos? Agora reflita… Se não tiver olhos verdes os seus filhos podem vir a ter? Quantas cores podem ter os olhos?

Vejamos a família Freitas: O António e a Natércia têm ambos olhos castanhos, no entanto, um dos seus quatro filhos têm olhos azuis.
Cada uma destas características é determinada por um ou vários genes e consequentemente cada um de nós recebe duas cópias desse gene: uma cópia do nosso pai e uma outra cópia da nossa mãe. A interação desses genes irá determinar a forma da característica, neste caso, a interação entre as cópias dos genes cor dos olhos.
A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina encontrada na íris, ou seja, quanto mais melanina, mais escura será a cor dos olhos. Contudo, a cor é determinada por múltiplos genes.
Basicamente, são três os genes que definem a cor base, porém existem outros fatores que determinam os tons, alguns dos quais ainda nem foram descobertos.
Dos três genes, dois localizam-se no cromossoma 15, responsável por cerca de 74% da variação da cor dos olhos: EYCL 2 (gene da cor marrom) e o EYCL 3 (gene da cor marrom/azul) que definem se os olhos serão claros ou escuros. O terceiro gene, que se encontra no cromossoma 19, EYCL 1 (gene da cor azul/verde), é o responsável por determinar se os olhos serão azuis ou verdes, mas isto, apenas no caso de serem determinados como claros no cromossoma anterior.
O gene dos olhos azuis impede, quase na totalidade, a formação de melanina na íris, ao contrário do gene dos olhos castanhos que permite a acumulação do pigmento.
O gene EYCL 3 é responsável pela cor dominante dos olhos e existe em duas variedades: a que determina a cor castanha e preta (muita quantidade de melanina) e a que determina a cor azul (pouca quantidade de melanina). Desta forma, o alelo castanho domina o alelo azul, que é recessivo. O outro gene, EYCL 1 determina a cor verde, ou seja, o alelo dominante deste gene determina a cor verde (grande quantidade de pigmentos de gordura) e o recessivo a cor azul (pouca quantidade de pigmentos de gordura).
Desta forma, podemos então perceber que o António e a Natércia, apesar de terem olhos castanhos, são portadores do gene azul e por isso, podem ter filhos com olhos azuis aquando junção dos dois alelos recessivos. 
Se por acaso tem curiosidade e gostava de fazer um teste da possível cor dos olhos do seu filho sugiro o sítio da internet http://museum.thetech.org/ugenetics/eyeCalc/eyecalculator.html
A genética é ainda um mundo muito recente onde se dá os primeiros passos mas, sendo já possível a manipulação dos genes de várias espécies, incluindo a espécie humana facto que acarreta diversos problemas sociais, éticos e morais. 
Muitas doenças são também causadas por alterações do material genético, as mutações que ocorrem nas células germinativas e, consequentemente são transmissíveis à descendência. A caracterização molecular de um número cada vez maior de doenças genéticas levou à criação de um catálogo dessas doenças designado por “Mendelian Inheritance in Man” (MIM). Este catálogo, atualizado regularmente, está disponível num local da internet designado OMIM (Onlinte Mendelian Inheritance in Man; http://www3.ncbi.nlm.nih.gov/Omim).


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal