OUTUBRO 2014
GRIPE SAZONAL
Dra. Sofia Ferreira
Farmacêutica da Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

A gripe é doença contagiosa, provocada pelo vírus Influenza, que afecta sobretudo o tracto respiratório e que na maioria das vezes é autolimitada, ou seja, cura espontaneamente, habitualmente em menos de uma semana. Contudo, podem ocorrer algumas complicações, particularmente em pessoas com determinadas doenças crónicas ou com idade igual ou superior a 65 anos, e que poderão ser a pneumonia ou a bronquite aguda.
Os sintomas mais comuns sentidos num estado gripal são: calafrios, febre alta, rinorreia, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, prostação, fadiga muscular e sensação geral de desconforto.

Apesar da gripe sazonal ser considerada uma doença benigna, atinge todos os grupos etários. É uma doença aguda, de rápida e fácil transmissão,sendo considerada um importante problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a gripe afecta todos os anos 10 a 20% da população mundial.
Os vírús da gripe sazonal desenvolvem-se e alteram as suas características rapidamente, mudando de ano para ano, daí a necessidade das vacinas serem alteradas todos os anos de modo a se manterem eficazes contra as estirpes de vírus que circulam. Por este motivo é que é importante que as pessoas se vacinem e renovem a vacinação todos os anos, pois de ano para ano temos um vírus e uma vacina diferentes.

Quem se deve vacinar?
A vacinação é a melhor prevenção, principalmente no que diz respeito ás complicações graves, pois por exemplo, quando houve a ameaça da gripe das aves, a vacinação da gripe sazonal estava indicada, para uma forma menos grave da doença.
A vacina contra a gripe sazonal deve ser administrada durante o mês de Outubro aos chamados grupos de risco
 
Todos os anos a Direcção Geral de Saúde emite orientações sobre quais os grupos prioritários (grupos de risco) e para os quais a vacinação é fortemente recomendada: 
- pessoas com mais de 65anos;
- doentes cronicos e imunodeprimidos (apartir dos 6 meses de idade);
- grávidas apartir das 12 semanas;
- profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares).
- também se recomenda a vacinação a individuos entre os 60 e os 64 anos que sejam residentes em lares de idosos ou outras instituições;
- crianças e adolescentes institucionalizados que apresentem doenças crónicas ou outras condições que tenham recomendação para a vacinação.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal