SETEMBRO 2014
REGRESSO àS AULAS
Dra. Sara Duarte
Farmacêutica da Farmácia do Caniço
sara.duarte@farmaciadocanico.pt

Com o recomeço de mais um ano letivo, muitos pais voltam-se a preocupar com a questão do rendimento escolar dos seus filhos.  
Sem dúvida, é fundamental facilitar a vida às crianças para que possam tirar o máximo proveito da aprendizagem escolar. Para isso, muitas medidas podem ser adotadas.
Entre tais medidas destacam-se a promoção de uma alimentação saudável e variada, a adoção de uma rotina que contemple, pelo menos, oito horas de sono, a implementação de hábitos de estudos.
A toma de suplementos alimentares também potencia o bom aproveitamento escolar, principalmente se forem ricos em ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa (os vulgarmente conhecidos por Ómegas). Estes são fundamentais para o correto funcionamento cerebral, uma vez que estimulam a capacidade de concentração e coordenação e, portanto, ajudam na aprendizagem em geral.  
Os três principais ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa são os Ómegas 3: o ácido eicosapentanoico (EPA), o ácido gama-linolénico (ALA) e o ácido docosahexanóico (DHA).
O DHA é um ácido gordo estrutural, fundamental para a construção, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Embora o nosso organismo seja capaz de produzir DHA, não o faz em quantidades suficientes (o processo de síntese deste ómega é pouco eficaz). Por isso é tão importante assegurar a ingestão deste ómega em quantidades razoáveis. Níveis deficitários de DHA costumam estar associados a hiperactividade e a desordens psicológicas como a depressão e os comportamentos agressivos. 
O EPA e o ALA são necessários para a transmissão de mensagens entre os neurónios, uma vez que são imprescindíveis para a produção de neurotransmissores. 
Os Ómegas 3 encontram-se principalmente em peixes “gordos” como o Atum, o Salmão e as Sardinhas. O consumo destes peixes oferece uma fonte consistente de todos os Ómegas referidos. 
Outros alimentos, como as sementes de linhaça, as nozes e as amêndoas, são ricas apenas em ALA. O nosso organismo é capaz de produzir de forma eficiente EPA a partir de ALA. No entanto, e como já foi referido anteriormente neste artigo, sintetizar DHA a partir de ALA não é um processo eficiente. Por isso só a ingestão de peixes gordos é que garante o aporte necessário de DHA.
Como os alimentos referidos não são geralmente os preferidos das crianças, estas muitas vezes não ingerem a quantidade necessária de DHA, EPA e ALA através da sua alimentação. Felizmente, atualmente esses défices podem ser colmatados por inúmeros suplementos alimentares.
Neste momento, existem no mercado, quer suplementos apenas de DHA, uma vez que é o Ómega mais importante e mais frequentemente em falta no nosso organismo, quer suplementos que associam os três Ómegas referidos com vitaminas e sais minerais.
Assim, tendo em conta o que foi dito, neste regresso às aulas pode ser muito importante a toma de um suplemento alimentar rico em ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa. Ele ajudará no desenvolvimento e funcionamento cerebral e estimulará as capacidades de aprendizagem, concentração e coordenação.
Convém ter presente que a toma de um suplemento alimentar deve ser feita durante um período considerável de tempo (de 1 a 3 meses), para que o organismo seja capaz de atingir os níveis necessários desses nutrientes.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal