JULHO 2014
A ATIVIDADE FíSICA NOS IDOSOS
Dr. Ricardo Sardinha
Licenciado em Educação Física e Desporto
Director Técnico do Ginásio Onda Revital Club
risardinha@gmail.com

Apesar de a sociedade já se encontrar mais instruída a respeito dos benefícios da atividade física, existe uma faixa etária onde é mais difícil introduzir uma vida ativa e convencer dos verdadeiros benefícios da atividade física: a população idosa.
 
Os mais jovens estão mais conscientes e predispostos para a atividade física, mas com o passar dos anos e conforme vão ficando mais velhos, essa predisposição e interesse muitas vezes desvanece.
Um dos aspetos que pode baixar a atividade em geral dos idosos é a chegada da reforma, ansiada por uns, temida por outros. Normalmente, os idosos acomodam-se e baixam os seus níveis de atividade nesta nova fase da sua vida, ou quanto muito, tornam-na num importante ponto de viragem que poderá melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde em geral.
 
Mas que benefício a atividade física pode trazer para a população mais idosa?
- Benefícios à saúde: um idoso ativo será necessariamente um idoso mais saudável. Sobretudo no caso das atividades físicas, o idoso encontrará sempre uma forma de se exercitar, combatendo muitas das doenças típicas da velhice, atuando não só como agente de prevenção, mas também terapêutico para eventuais problemas já sentidos. Consoante o tipo de atividade em questão, poderá intervir em problemas de articulação, de mobilidade, mas sobretudo melhorando a circulação e o sistema cardíaco. Uma vida mais ativa, sobretudo nesta idade, levará a um aumento do bem-estar e da qualidade de vida. E além disso, algumas atividades podem ser extremamente divertidas!
- Benefícios sociais: ao deixar-se envolver em uma ou várias atividades, estará a conhecer e a conviver com diferentes pessoas, partilhar experiências e vivências comuns e, sobretudo, experimentar algo de novo! Numa idade tão assolada pelo isolamento, participar em atividades com outras pessoas é a melhor forma de abrir um novo capítulo na página da vida dos idosos, que frequentemente alegam que “já viveram um pouco de tudo”. E tão errados que estão…
- Benefícios psicológicos: Como consequência dos dois pontos anteriores, o aumento do bem-estar físico e social levará a que o idoso se sinta bem consigo próprio e com a vida, descobrindo (ou nalguns casos, redescobrindo) o prazer de viver. A depressão é um grave problema da terceira idade, e que melhor forma existirá de a combater, e mais ainda, de mostrar que a vida ainda tem tanto para dar e gozar?
 
Como podemos verificar, não faltam razões para mudar… apesar de conseguirmos aumentar a atividade física em vários ambientes, apresento algumas dicas mais ligadas à área que intervenho, nomeadamente atividades físicas e desportivas.
O tipo de atividades que melhor concilia os três tipos de benefícios acima indicados são as físicas e desportivas que, ao mesmo tempo, são provavelmente aquelas em que encontrará maior diversidade de oferta.
As atividades físicas são vivamente recomendadas por médicos e terapeutas para todas as idades, mas ainda mais para a terceira idade. Seja no âmbito de tratar algum problema físico, ou no sentido de os prevenir, a variedade é enorme, e sempre adaptadas a cada pessoa.
É necessário mudar a mentalidade que os “velhinhos” só podem fazer aulas ou atividades tipicamente mais calmas como Yoga, Alongamentos, Pilates, etc.…
Hoje em dia é já comprovado com vários estudos realizados, que podemos e devemos encaminhá-los para outras atividades que há anos atras seria impensável, como por exemplo trabalho nas máquinas de musculação e treinos funcionais, obviamente adaptado à população em questão.
Atenção que ao apresentar a informação anterior, não quer dizer que não recomendo igualmente outras aulas e atividades como o Yoga, mas simplesmente considero que existe uma panóplia muito mais vasta do que as que a população conhece.
Hoje em dia existe a grande vantagem de que estes tipos de oferta são extremamente fáceis de encontrar: além da oferta privada como ginásios, são organizadas aulas pontuais ou cursos periódicos por inúmeras instituições, tais como associações, câmaras municipais e juntas de freguesia.
Uma atividade que cada vez ganha mais expressão no meio sénior é a natação, a hidroginástica, e mais algumas atividades no meio aquático.
 
Por fim ainda, existem outros meios de tornar os seniores mais ativos como, Férias, Excursões, Passeios, Caminhadas, actividades culturais, etc..que terão por consequência, efeitos extremamente positivos na socialização e no convívio.
Independentemente dos gostos de cada um, o importante é estar ciente que não existe uma idade limite para nada que queiram fazer, pois nunca é tarde demais para começar uma nova atividade, adaptável às suas capacidades e limitações, e assim, ganhar uma vida mais saudável e completa.
 

DESTAQUES: 

Benefícios da actividade física: 
Benefícios à saúde;
Benefícios psicológicos;
Benefícios sociais; 

OUTRO DESTAQUE: 

É necessário mudar a mentalidade que os “velhinhos” só podem fazer aulas ou atividades tipicamente mais calmas como Yoga, Alongamentos, Pilates, etc.…


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal