JULHO 2014
A POLIMEDICAçãO: UMA REALIDADE PORTUGUESA
Dra. Ana Ramos
Farmacêutica da Farmácia do Caniço
ana.ramos@farmaciadocanico.pt

A polimedicação é o termo médico para designar a toma de mais do que cinco medicamentos diários. A toma de medicamentos permite-nos acrescentar anos à vida e com maior qualidade. São um bem necessário à nossa saúde. 
Assim, como sabemos utilizar bem qualquer utensílio de cozinha, devemos também saber utilizar bem os medicamentos para não termos prejuízos. Cabe-nos, utentes e consumidores, conhecer os medicamentos que tomamos, não só para terem os efeitos pretendidos mas também para sermos capazes de identificar e prevenir eventuais efeitos adversos que possam ocorrer. Devemos questionar sempre o médico ou o farmacêutico sobre: 
- O nome do medicamento;
- Para que serve e qual o efeito a esperar;
- Qual a dose e a frequência das tomas;
- A duração do tratamento;
- Cuidados especiais na toma;
- Se existe algum efeito adverso comum que deva conhecer.
- Se necessário, para conseguir compreender e acompanhar as explicações, peça ao profissional de saúde para falar mais lentamente de uma forma simples, clara e que escreva a informação num papel de forma legível e acessível. Todos temos o direito de perceber e compreender.

A polimedicação é mais frequente na população com mais de 65 anos, que juntamente com o envelhecimento, que altera a ação farmacológica dos medicamentos, conduz a um maior risco de interações e efeitos adversos.
É pois necessário reforçar comportamentos que contribuem para uma utilização correta, segura e efetiva dos medicamentos. Devemos, por isso:
Partilhar a informação com o médico e o farmacêutico sobre todos os medicamentos que tomamos sejam eles prescritos ou não, incluindo os chamados produtos de saúde como vitaminas, suplementos naturais e chás;
Sempre que for a uma consulta com um médico diferente, deve dar a conhecer todos os medicamentos que está a tomar e todas as patologias diagnosticadas; 
Respeitar a decisão médica perante uma não prescrição;
Respeitar a dose e o horário das tomas dos medicamentos indicada pelo médico;
Relatar todos os sintomas que poderão ser devidos aos medicamentos.
Esta partilha de informação com o seu médico e farmacêutico vai evitar duplicações e interações desnecessárias. Cumprir o tratamento é essencial, por isso é tão importante a organização dos medicamentos por tomas. O Sistema de Dispensa Personalizada de Medicamentos é um serviço disponível já em algumas Farmácias que permite a toma de todos os medicamentos de uma forma correcta na altura certa sem esquecimentos e duplicações.
Já os Cuidados Farmacêuticos que incluem o seguimento farmacoterapêutico e a gestão da doença são serviços farmacêuticos diferenciados, disponíveis em Farmácias no estrangeiro e também no nosso País e Região, permitem um acompanhamento mais personalizado da doença conseguindo atingir os objetivos propostos pelo médico de uma forma mais eficaz, ajudando sempre que necessário a resolver eventuais problemas relacionados com os medicamentos (PRMs). 
Estes serviços farmacêuticos permitem realizar uma revisão regular da medicação assim como aumentar a participação ativa do doente no controlo da sua doença tirando maior partido da medicação.

A polimedicação é uma realidade vivida no nosso País onde muitos internamentos hospitalares decorrem da ausência de medicação prescrita (devido a terapêuticas confusas) ou interações medicamentosas não identificadas ou uso incorreto dos medicamentos. 
Temos um papel importante como sociedade em geral que é promover a saúde e estarmos a alerta para a utilização segura dos medicamentos. Caso detete algum efeito adverso ou interação contate de imediato o seu Médico ou Farmacêutico.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal