MAIO 2014
DE MULHER PARA MULHER
Dra. Maria Helena Pereira 
Médica Ginecologista e Obstetra
mhpereira@netmadeira.com‎

Já ouviu falar de HAVISA? O que é que significa? É um neologismo que soa a AVISA… e é fácil de fixar por isso mesmo. É uma palavra construída a partir das primeiras sílabas de três outras palavras: hábitos de vida saudável! Que significam a prevenção de muitas doenças, sobretudo na pós-menopausa. Os bons hábitos são para se adquirir em todas as idades. “Mais vale prevenir que remediar” – diz o povo na sua sabedoria.
A menopausa em sentido estrito é o último período menstrual, mas, em sentido lato, é a fase que vai dessa data até ao fim da vida. Isto quer dizer que a mulher passa cerca de um terço da sua vida em pós-menopausa. Traduz o fim do período reprodutor, mas é uma época muito importante no que diz respeito à vida pessoal, familiar e social da mulher. Inicia-se numa altura em que os filhos são adolescentes ou jovens a necessitar ainda da sua presença e ajuda. Responsabilidades acrescidas, muitas vezes, com os pais idosos a seu cargo e os problemas profissionais mais ou menos exigentes. Sozinha ou com companheiro (por vezes também com problemas de saúde ou de outra natureza), ela tem de ser o pilar da família…
Daí a necessidade de continuar com todas essas responsabilidades na sua melhor forma física e mental. Ora, há sintomas que surgem com a diminuição do funcionamento ovárico e a consequente queda hormonal. Houve um período de euforia em que as hormonas exógenas eram panaceia para prevenir todas as doenças que podem surgir ou agravar nesta fase da vida. Foi o tempo áureo da terapêutica hormonal de substituição ou THS. Além de reduzirem os sintomas vasomotores responsáveis pelos calores e melhorarem a qualidade de vida das mulheres dizia-se que evitavam a osteoporose, reduziam o colesterol e consequentemente as doenças cardiovasculares, e evitavam o envelhecimento da pele e da função cerebral, prevenia o cancro do colón. Estudos posteriores vieram demonstrar que, afinal, no que diz respeito à prevenção das doenças, a THS não era assim tão eficaz e pode até agravar algumas doenças já existentes. A THS é sim importante para atenuar os sintomas desagradáveis da menopausa melhorando francamente a qualidade de vida das mulheres que os sofrem de forma mais intensa, mas não se justifica o seu uso como forma de prevenção de doenças.
É aqui que entra o HAVISA. Esses bons hábitos, sim, são capazes de evitar muitas doenças que surgem ou se agravam nesta idade. Assim, o exercício físico e mental diário, uma alimentação variada sem excessos, o não consumo de tóxicos, são os pilares do HAVISA. 
Sabe-se que o excesso de peso é a causa principal de muitas doenças degenerativas e metabólicas que surgem nesta idade. A diabetes tipo 2 (secundária à obesidade), a hipertensão arterial, o aumento do colesterol que ataca os vasos sanguíneos, as gonartroses  (artroses dos joelhos) são as complicações mais frequentes do excesso de peso. As alterações hormonais desta idade não podem ser razão nem desculpa para o aumento de peso. Há que combater o sedentarismo e o consumo excessivo de açúcares que podem andar associados a estados de depressão/ansiedade frequentes nesta fase da vida. 
Mantenha-se activa! É a melhor forma de se manter saudável e… feliz!

DESTAQUES:
As alterações hormonais desta idade não podem ser razão nem desculpa para o aumento de peso.
 
A menopausa em sentido estrito é o último período menstrual, mas, em sentido lato, é a fase que vai dessa data até ao fim da vida.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal