NEWSLETTER
JUNHO 2009

Dra. Anabela Faria: “É fundamental mudar atitude face à exposição solar”
A Dra. Anabela Faria, Directora do Serviço de Dermatologia do Serviço Regional de Saúde, fala numa entrevista exclusiva à Newsletter da Farmácia do Caniço sobre cuidados a ter com a exposição solar de modo a prevenir o aparecimento do cancro de pele e de outras doenças relacionadas com a radiação solar. (ler mais)

 



 

Cuidados a ter com a exposição solar
Francisco Cruz

Chega o Verão e com ele o nosso estilo de vida sofre alterações. Com o aumento da temperatura e os dias mais longos, optamos por passar mais tempo em actividades ao ar livre e as roupas utilizadas são geralmente mais leves. A exposição ao Sol no campo ou na praia é um aspecto fundamental do lazer e, quando adequada, é fonte de saúde: é a partir da exposição solar que o nosso organismo produz a vitamina D, fundamental ao crescimento ósseo.
Contudo, é necessário ter cuidado com a exposição excessiva ao sol. Os escaldões, além de serem dolorosos numa primeira fase, podem constituir factores que predispõem a pessoa a ter problemas cutâneos no futuro, como por exemplo o cancro da pele. (ler mais)



Campanhas de protecção solar chegam às praias madeirenses
Com o início do Verão, arrancam as campanhas de sensibilização para a protecção solar. A Cruz Vermelha Portuguesa é uma das entidades mais activas a este nível, tendo ao longo dos últimos anos desenvolvido esforços para alertar as pessoas para os cuidados a ter com o Sol directamente nas praias.
Este ano não será excepção, estando previsto o arranque da campanha “Verão com Superprotecção” para finais de Julho ou início de Agosto, segundo adianta Eduardo Raposo, responsável pelo Corpo de Juventude da delegação da Cruz Vermelha na Madeira. (ler mais)


 

Isabel França Aguiar: Voluntários precisam-se na luta contra o cancro
Isabel França Aguiar, responsável do núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, explica em entrevista como funciona a instituição e quais as principais actividades desenvolvidas na Região Autónoma da Madeira, lançando um apelo para que mais pessoas se juntem, como voluntários, à luta contra o cancro. (ler mais)

 


 

Emagrecer: uma necessidade premente antes do Verão
Nesta altura do ano, a preocupação com o corpo atinge o seu expoente máximo. O sol já espreita e o Verão está à porta: vestir as roupas frescas e o bikini do ano passado é uma necessidade premente!
Durante os meses de Outono e Inverno, o cuidado com as formas do corpo permanece adormecido, pois os quilos a mais acabam por ficar “camuflados” por baixo das camadas de roupa que o frio exige vestir. (ler mais)

 

 

Rastreio detecta 89 pessoas com risco cardiovascular elevado
Dra. Sandra Silva
O II Rastreio de Risco Cardiovascular realizado pela Farmácia do Caniço nos dias 16 e 17 de Maio permitiu detectar 89 pessoas com risco elevado de desenvolver uma doença cardiovascular fatal nos próximos 10 anos.
Nesta iniciativa foram efectuados os testes de glicemia, colesterol total, tensão arterial e índice de massa corporal. Foram também tidas em conta para o cálculo do risco global variáveis como a idade, sexo, o facto de ser ou não fumador, antecedentes familiares, actividade física e outras doenças passíveis de influenciar o risco cardiovascular total. O modelo de cálculo escolhido foi o método SCORE (Systematic Coronary Risk Evaluation) publicado pela Organização Mundial de Saúde e aprovado pela Sociedade Europeia de Cardiologia. (ler mais)

 

“Caminhadas pela Saúde” com forte adesão do público
A Farmácia do Caniço organiza, desde o passado dia 18 de Maio, duas caminhadas semanais, uma iniciativa que contou com forte adesão do público. As pessoas interessadas em participar poderão ainda fazê-lo até ao dia 11 de Junho, data da última caminhada organizada pela Farmácia no âmbito das comemorações do Mês do Coração. (ler mais)


 

 

Duarte Câmara: Um atleta madeirense apaixonado pelo triatlo
O atleta madeirense Duarte Câmara, que é patrocinado pela Farmácia do Caniço, fala das suas experiências desde que começou a praticar triatlo e deixa algumas dicas aos interessados nesta modalidade, que está em franca expansão na Região Autónoma da Madeira. (ler mais)

 

 

 

 

 

 



 

Breves

OMS estuda declarar nível de alerta máximo para Gripe A
A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite a possibilidade de aumentar o nível de alerta de pandemia para a Gripe A (H1N1) de cinco para seis, que representa o máximo na escala da organização. (
ler mais)

Novo medicamento promete na luta contra melanoma
Um novo medicamento desenvolvido pela Roche e pela Plexxikon para combater o melanoma obteve resultados promissores no ensaio clínico, de acordo com os dados revelados pelos cientistas no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. (
ler mais)

OMS apela a colocação de imagens em pacotes de cigarros
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos Governos de todo o mundo para que aprovem legislação visando a colocação obrigatória de imagens ilustrativas da “doença e sofrimento causadas pelo uso do tabaco” em todas as embalagens de cigarros. (
ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal