ABRIL 2014
FISIOTERAPIA NA RECUPERAçãO DO CANCRO DA MAMA
Dra. Ana Santos
Fisioterapeuta Madeira Articulare
anasantos@articulare.pt

Falar de um cancro é sempre um assunto delicado, este tem um elevado impacto na vida de qualquer pessoa e do ambiente familiar envolvente. Na mulher o cancro da mama é o tipo mais frequente e a intervenção precoce deverá estar ao alcance de todos. Para tal, é fundamental não descurar a avaliação periódica da mama através da palpação e dos exames complementares prescritos pelo médico de família ou o seu médico habitual. Contudo, quando uma abordagem mais agressiva é necessária para salvaguardar o máximo bem-estar da mulher, a fisioterapia pode com certeza ajudá-la a que a recuperação seja mais eficaz, menos dolorosa e mantendo o máximo de função. 
É frequente, após uma cirurgia de retirada do tumor ou até mesmo da mama, surgirem complicações ou sequelas como dor, fadiga, presença de cicatrizes, diminuição da amplitude de movimento do ombro e da força muscular do braço, aparecimento de edema (acumulação de líquidos) e alterações posturais face à protecção que o corpo adquire inconscientemente como defesa de uma região mais vulnerável, ou até mesmo pela retracção dos tecidos derivada da cicatrização.  
 Nestes casos, a Fisioterapia intervém para melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida da mulher, para que possa inserir-se nas suas actividades diárias normais com mais facilidade e de uma forma mais rápida. Esta intervenção é feita através de exercícios especializados, drenagem linfática manual, relaxamento e correcção postural. Todas estas técnicas e métodos de intervenção visam ao alívio da dor, à diminuição das retracções da pele e tecidos que repuxam os músculos, tendões e estruturas envolvidas no movimento do tórax, pescoço, ombro e braço, à redução do edema e melhoria da sensibilidade. Sem descurar a parte estética, em que sem dúvida, uma pele sem aderências, livre para movimentar-se terá um aspecto saudável e bonito, importante para optimizar o resultado de uma reconstrução mamária. 
Embora fundamental, existe ainda uma lacuna na informação à mulher no que diz respeito a esta área de actuação da fisioterapia, o que faz com que muitas mulheres sejam encaminhadas ao fisioterapeuta tardiamente, quando já apresentam complicações instaladas, diminuindo as hipóteses de uma completa recuperação funcional. A intervenção da fisioterapia no momento certo, pode ser decisivo na devolução de uma vida normal à mulher, possibilitando-lhe uma melhor qualidade de vida.

DESTAQUE:
Não espere quando se trata da sua saúde e do seu bem-estar, uma actuação precoce terá sempre melhores resultados. Os profissionais de saúde deverão estar sempre à disposição para informar e encaminhar cada caso para os profissionais mais competentes na área.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal