MARçO 2014
MENOPAUSA: CáLCIO E VITAMINA D REFORçAM OSSOS
Muitos especialistas põem em causa a eficiência dos suplementos, na saúde dos ossos, mas agora uma investigação norte-americana vem confirmar a eficácia dos suplementos de cálcio e vitamina D, após a menopausa feminina, quando utilizados em conjunto com a terapia hormonal.
O estudo envolveu cerca de 30 mil mulheres que estavam a fazer terapia de substituição hormonal, das quais cerca de 8 mil tomaram os suplementos de cálcio e vitamina D e outras 8 mil tomaram um placebo. 
Através deste estudo, os investigadores pretendiam analisar as diferenças entre o número de fraturas que ocorreram nos diferentes grupos testados. Ou seja, compararam os resultados das mulheres que tomaram hormonas e suplementos, com os das que tomaram apenas hormonas e os das que não tomaram nada.
Após um ano de controlo, os cientistas da Women’s Health Initiative (WHI), uma entidade de saúde estatal, contabilizaram 11 fraturas no grupo das mulheres que tomaram hormonas e suplementos, 18 fraturas no grupo das que tomaram apenas hormonas, 22 nas que não tomaram qualquer tratamento e 25 nas que tomaram apenas suplementos.
Estes resultados indicam que as mulheres que usufruíram de ambas as terapias – hormonas e suplementos - ficaram mais protegidas da situação de fraturas do que as que tomaram apenas hormonas ou apenas suplementos.
De acordo com os investigadores, o resultado desta investigação mostra que as mulheres que tomam hormonas na menopausa devem tomar também suplementos de cálcio e vitamina D uma vez que o aumento da quantidade de cálcio e vitamina D ingerida traz benefícios para os ossos.
No entanto, como refere o estudo, divulgado no jornal da The North American Menopause Society, estes tratamentos isolados revelaram efeitos pouco significativos em comparação com as mulheres que não receberam tratamento.

Fonte: BOAS NOTÍCIAS


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal