MARçO 2014
A MULHER TRATA DE SI. A MULHER QUE TREINA é MUITO MAIS FELIZ!
Dra. Micaela Neto – Mestre em Educação Física e Desporto, Instrutora de Aulas de Grupo e Personal Trainer
micasnneto@gmail.com

Ser mulher é…estar em mil lugares ao mesmo tempo…ser forte e frágil simultaneamente…responder aos desafios com um sorriso na cara, estar sempre pronta para ajudar, para sair, para ficar, para fazer feliz!
Na realidade, estar em boa forma física, sentir-se bem consigo própria, conseguir chegar a casa no final dum dia stressante ainda com energia para espalhar carinho e alegria é um autêntico desafio que enfrentamos diariamente!
Mas, arranjar tempo, espaço e motivação para cuidar de si e para treinar com regularidade, apesar de complicado, tem de ser uma rotina, não um acontecimento que acontece esporadicamente! Para seu bem, para bem dos que a rodeiam, mude de vida! Ajuste os seus horários, mude o pensamento, e se ainda não faz exercício, faça do dia da mulher o dia da viragem.
A realidade é que mesmo conhecendo os benefícios que o exercício físico traz para a saúde e a qualidade de vida, a maioria das mulheres não treina com a frequência que deveria fazê-lo. As vantagens fisiológicas são evidentes em variados níveis nomeadamente na melhoria da função do sistema circulatório e imunológico, na eficiência cardíaca, no fortalecimento muscular e dos ossos, alívio nos sintomas da TPM, além de redução da pressão arterial, dos níveis de lipídios e glicose entre outros. E ainda, durante as atividades físicas, o corpo liberta a serotonina e a endorfina, substâncias relacionadas à sensação de bem-estar, pois auxiliam na regulação do sono, na diminuição do stress e da ansiedade, assim como do mau humor e atuam no controle do apetite e da temperatura corporal.
O exercício físico auxilia igualmente no desenvolvimento de capacidades como a disciplina, concentração e atenção, competências que podem ser levadas para outros aspetos da vida.
Para além de tudo isso, quando o exercício é praticado em grupo, constitui uma maneira de encontrar pessoas, conviver com amigos e descontrair, proporcionando maior disposição e energia para o trabalho, estudo e vida doméstica.

DESTAQUE: Sabia que a mulher perde geralmente a vitalidade mais cedo que o homem? O corpo torna-se mais flácido, apresenta mais gorduras localizadas e começam a surgir problemas de postura. Tudo isto, leva a uma redução da sua auto-estima e o gosto pela vida fica reduzido.

Atualmente, parece que as mulheres estão se consciencializando para a necessidade de cuidarem mais cedo e melhor de seu corpo. Muitas são as que, atualmente, têm uma vida intensa e bem equilibrada. Mesmo assim, muitas delas ainda estão despreparadas para cuidar de seu corpo com a ajuda de exercício físico.
Algumas mulheres chegam a pensar que se praticarem exercício ficarão muito musculadas e até com aparência masculina. Na realidade isso não é assim, já que a tendência natural para desenvolver músculos volumosos como o homem, na mulher é bem menor acima de tudo por causa das diferenças hormonais. Aliás os exercícios de força, com ou sem peso acrescido, são fundamentais para a prevenção da osteoporose, são utilizados em programas de perda de peso, melhoram a postura, garantem maior firmeza ao corpo.
No entanto, o objetivo da prática regular de exercício físico não é somente melhorar cada vez mais a sua aparência, mas, principalmente, para melhorar a sua saúde. E quem não quer mais saúde?

DESTAQUE: Chegou a hora de fazer uma análise ao seu estilo de vida atual e se ainda não treina, hoje é o melhor dia para iniciar um plano. Procure um ginásio ou um instrutor que a ajude a elaborar e manter-se fiel a um programa de exercício que se ajuste à sua rotina diária de forma a ser mais fácil evitar desculpas e conseguir manter este compromisso até ao final da sua vida.




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal