MARçO 2014
CIRURGIA ESTéTICA
Dr. Manuel Figueiroa - Director do Serviço de Cirurgia Plástica do CHF
Página oficial: cosmeticsurgerymadeira.com


A Cirurgia Estética é uma vertente integrante da especialidade médica da Cirurgia Plástica e Reconstrutiva. Por definição é a cirurgia efectuada com o objectivo de melhorar o aspecto de tecidos basicamente sãos, mas nem sempre é fácil estabelecer uma fronteira entre a estética e a reconstrutiva.
Dada a sua divulgação mediática intensa, mercê dos resultados consistentes e da fácil consulta na Internet desperta sempre grande interesse pela sua espectacularidade. Conotada como tratamento supérfluo, é na verdade um meio inestimável para ultrapassar inúmeros problemas psicológicos, de autoestima ou de imagem pessoal.
De um modo geral é um tratamento de pequenas ou grandes deformações mais ou menos expostas. E assim a face sendo a área anatómica mais visível é um dos locais de eleição para a sua acção, seja sobre o nariz (rinoplastia) pelo peso que assume nas feições faciais, nas orelhas proeminentes (otoplastia), ou para minimizar os sinais de envelhecimento (face-lift) com ou sem pálpebras (blefaroplastia).
Outra área muito importante é a mama onde a cirurgia pode efectuar uma mamoplastia de aumento, de redução, de reconstrução ou de criação, conforme as necessidades, com resultados notáveis, muito gratificantes para a mulher tratada, fundamental para a sua feminilidade.
Ainda no tronco são efectuadas as plastias abdominais, especialmente indicadas para as situações de excesso de pele e gordura, com ou sem estrias e com eventual fraqueza muscular.
Paralelamente existem técnicas excepcionais para todos os excessos cutâneos onde quer que se localizem, braços, coxas, etc, assim como processos para corrigir cicatrizes. A lipoaspiração / lipoescultura constitui também uma ferramenta fundamental para tratar depósitos indesejados de gordura, localizados no pescoço, coxas, abdómen, braços ou dorso, possibilitando ainda a
transferência de gordura para outros locais onde esteja em falta.
Para além dos métodos cirúrgicos existentes existe uma variedade imensa de tratamentos chamados de Medicina Estética, em geral não ou mini-invasivos que permitem por si só tratar certas situações ou complementar as técnicas mais cruentas. De salientar a aplicação da toxina botulinica (Botox, Azzalure) para atenuar rugas e os preenchimentos com ácido hialurónico e colagénio para esbater sulcos ou realçar certos detalhes anatómicos.

DESTAQUE:
De toda esta informação resulta que os tratamentos sendo médicos ou cirúrgicos, devem ser efectuados por médico cirurgião plástico, credenciado e preparado para prestar assistência com total disponibilidade.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal