MARçO 2014
A SAúDE DOS PéS
Entrevista Dra. Joana Sousa - Podologista
podo.joana@gmail.com 

1.O que é a podologia e exatamente o que trata?
A podologia é um ramo da saúde que estuda, diagnostica e trata doenças do pé, doenças essas que muitas vezes podem ter repercussões no resto do organismo quando não diagnosticadas a devido tempo. 

2.Quais as doenças de pés mais comuns?
O tipo de problemas com que mais pessoas me procuram são as unhas encravadas e calosidades, no entanto os fungos nas unhas também são muito comuns e embora por vezes não seja esse o motivo da consulta acabam por ter mais esse diagnóstico. Por outro lado acontecem situações de pessoas com dores nos pés, que podem dever-se à própria estrutura do pé, podendo ter origem óssea ou muscular. Como não é um problema visível, é muitas vezes descurado e só mesmo quando a dor se torna mais intensa é que procuram a nossa ajuda. À parte destas situações, temos as pessoas com diabetes, que necessitam de um acompanhamento mais próximo e regular da saúde dos pés, devido às complicações inerentes à doença.

3.Nesta área, a prevenção é uma realidade?
Não é frequente. Se compararmos com os dentes, por exemplo, normalmente as pessoas vão ao dentista para fazer uma higienização no mínimo uma vez por ano e não apenas quando têm uma dor. Essa é uma realidade que na podologia ainda não acontece, mas penso que com o passar do tempo haverá uma maior consciencialização para as problemáticas dos pés que poderá mudar esta tendência. No entanto é importante ressalvar que em termos de prevenção as poucas pessoas que o fazem são as pessoas com diabetes, muito devido à especificidade da doença.
A podologia é sem dúvida uma área à qual as pessoas recorrem quando têm algum problema visível, desconforto ou dor. O que acontece é que depois de terem um primeiro problema e de necessitarem da nossa intervenção, aí sim ficam mais sensibilizados para a prevenção e começam a estar mais atentos.

4.Qual a gravidade de uma calosidade ou de uma unha encravada? Em que medida as pessoas devem procurar um podologista o mais rapidamente possível?
O maior problema destas situações é sem dúvida a dor que provocam, que levam a um desconforto constante. Esta é a principal razão que leva as pessoas a procurarem um podologista. Mas obviamente quanto mais tempo se demorar a tratar qualquer um destes problemas, mais se irão agravar, e depois o tratamento pode ser mais demorado e mais delicado.

5.Existem pessoas mais propícias a doenças de pés do que outras?
Sim, existem. Tem muito a ver com o tipo de pé. O pé cavo por exemplo, é um tipo de pé com uma grande curvatura, ou seja, com o peito do pé alto. Neste tipo de pé as cargas são exercidas na sua maioria na parte frontal do pé e no calcanhar e por isso torna-se mais propício à formação de calosidades plantares e nos dedos, também os joanetes e dedos em garra são muito comuns neste tipo de pé.

6.Falando agora especificamente das mulheres, existem diferenças em termos de doenças dos pés em relação aos homens?
Não, o que acontece é que o número de mulheres que nos procura é maior, isto muito associado à parte estética. Uma unha encravada, uma calosidade ou um fungo na unha não fica bonito, principalmente no verão com sapatos abertos, e também impede de poder pintar as unhas. Por isso, sem dúvida as mulheres procuram-nos mais.
Um outro problema é o sapato, pois o sapato da mulher tem tendência a ser mais apertado o que leva a um maior desenvolvimento de calosidades, por exemplo.

7.Os saltos altos têm influência nos problemas de pés?
Esta é sem dúvida uma pergunta que me fazem com frequência…Na verdade, todo o sapato com tacão com mais de 2cm de altura, já requer maiores cuidados e atenções. Porquê? Porque quanto mais alto o tacão, maior a pressão que será exercida na parte frontal do pé. Ou seja, estamos a desequilibrar os pontos de pressão normais dos nossos pés. Principalmente para as senhoras que andam muito ou passam muito tempo de pé.
Também quem tem joanetes deve ter especial atenção ao sapato que usa: nomeadamente sapatos tipo sabrina cuja costura frontal normalmente assenta mesmo em cima dos joanetes, o que irá contribuir para o seu estímulo e respetivo aumento.
É sempre preferível optar por sapatos de cunha ou compensados, pois equilibram melhor os pontos de pressão.
Um outro problema que acontece é o das calosidades interdigitais, ou seja, entre os dedos. Aqui a tendência é colocar um penso para proteger a zona, o que não é correto. Este tipo de calosidade provoca-se pelo excesso de pressão na zona. Ao colocar algo que tape essa calosidade só estará a aumentar a pressão. O que nós fazemos é colocar uma ortótese que faz o afastamento entre os dedos sem tocar na zona da calosidade, permitindo assim que se faça a descarga de pressão e se resolva o problema. Este é um tipo de calosidade bastante doloroso. 
Existem ainda as verrugas, na maioria das vezes confundidas com calosidade, mas que se tratam de um vírus. Apresentam-se nos pés com uma forma muito semelhante às calosidades, e são extremamente dolorosas. 

DESTAQUE
Sapato ideal, há?
Não se pode dizer que exista um sapato ideal, mas uma coisa é certa: quando mais confortável for o sapato melhor será para os seus pés. 

DICA FEMININA PARA O CARNAVAL, e não só! Quando compra uns sapatos novos para uma determinada ocasião, não deixe para os usar apenas no dia, pois um sapato novo ainda não está adaptado ao seu pé, o que provoca depois os problemas que todas nós mulheres conhecemos, como bolhas e dores… Tente usar antes, por períodos mais curtos, para irem ficando adaptados aos pés. Estará muito mais confortável no dia!



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal