FEVEREIRO 2014
PROTEJA O SEU BEBé NO INVERNO

Dra. Sofia Ferreira - Farmacêutica

sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt
Com a chegada dos meses mais frios, chegam também as preocupações com as doenças típicas desta época do ano, que atingem toda a população e em especial os mais pequenos! Com o Outono e o Inverno, além do regresso à escola/creche surgem também condições ambientais mais desagradáveis como as baixas temperaturas, o vento e a chuva que agridem o bebé e dão origem, muitas vezes, a situações menos agradáveis, como as referidas doenças típicas, conheça-as um pouco melhor e saiba como proteger as crianças com maior eficácia:

Situações mais frequentes:
- Constipação
- Gripe
- Tosse
- Amigdalite
- Bronquiolite e pneumonia
- Pele seca

E porque não podemos fugir, o importante é saber prevenir e no caso de ser necessário saber actuar e aliviar o bebé!
Nas infecções respiratórias, a constipação é a mais frequente no Inverno, esta é uma infecção viral, contagiosa que afecta a parte superior do aparelho respiratório. Os seus principais sintomas são corrimento nasal , tosse, a criança fica menos activa, come menos, dorme mal, poderá ou não ter febre, mas ao fim de alguns dias (3 a 4 dias normalmente) a infecção regride espontaneamente e os sintomas desaparecem.
Os bébes por terem o seu sistema imunitário ainda imaturo, podem ter várias constipações ao longo do ano.
A gripe é outra doença de origem viral e os sintomas provocados são muito semelhantes aos da constipação e por isso muitas vezes estas 2 situações confundem-se entre si. Aqui os principais sintomas passam por febre (muitas vezes elevada), tosse, espirros e dores musculares. Em muitas situações, tratando os sintomas com paracetamol ou Ibuprofeno, estes desaparecem ao fim de uma semana aproximadamente. O seu principal alvo são os idosos (mais de 60 anos) e as crianças com doenças pulmonares crónicas, como a asma.
Outra situação não tão comum como as duas anteriores, são as infecções provocadas pelo Virus Sincicial Respiratório. Este vírus é responsável por infecções mais graves como é exemplo a bronquiolite, em lactentes e crianças até aos 2 anos de idade. Este vírus muitas vezes é transmitido aos mais pequenos pelos pais ou irmãos mais velhos que apenas se apresentam constipados, mas que nos lactentes evolui para infecções mais graves com tosse, dificuldade respiratória, pieira e produção de secreções.
Prevenir é possível!

Durante esta época e para quem tem crianças pequenas em casa, existe um conjunto de regras/medidas que nos permitem limitar o risco de contágio aos mais pequenos e que devem ser transmitidas pelos pais e seguidas por toda a família, pois evitam a transmissão dos agentes responsáveis pelas ditas doenças. Entre elas podemos salientar:

- Lavar sempre as mãos antes e depois de cuidar do bebe;
- Evitar trocar chupetas e brinquedos com outras crianças;
- Evitar o contacto do bebé com pessoas doentes;
- Evitar circular com o bebé em espaços públicos fechados;
- Evitar as temperaturas baixas e grandes diferenças de temperatura;
- Evitar deixar portas e janelas muito tempo abertas, apenas o tempo suficiente para arejar o quarto.

Na constipação, por ser a infecção mais comum, autolimitada no tempo e regra geral sem grandes complicações, no aparecimento dos primeiros sintomas, os pais podem e devem adoptar alguns procedimentos para tratar os sintomas e ajudar a aliviar o bebé:

- no caso do bebé ter febre, administrar paracetamol e/ou ibuprofeno (de acordo com a indicação do médico pediatra);
- para alivar a congestão nasal, deverão fazer a lavagem do nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia;
- se necessário usar o aspirador nasal para aspirar as secreções.

Tratar a pele seca
Com os meses mais frios do ano, também a pele frágil do bebé, tende a apresentar sinais de maior secura, ficando mais áspera e rugosa. Para evitar a desidratação e ajudar a manter a pele saudável e macia é importante:

- No banho, usar um gel de banho suave, sem sabão e com propriedades hidratantes;
- Lave o bebé com suavidade, sem friccionar a pele;
- A roupa interior deverá ser 100% algodão, evitando os materiais sintéticos, pois poderão ser irritantes para a pele;
- Depois do banho, hidrate sempre a pele do corpo e rosto do seu bebé, optando por produtos nutritivos.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal