JANEIRO 2014
COMER EM DEMASIA é O PIOR EXCESSO
Dr. Ricardo Oliveira – Nutricionista
nutricardo@gmail.com

Agora que 2014 já chegou e nos recebe de braços abertos, após mais uma quadra natalícia e de Ano Novo em que se cometem inúmeros excessos, é tempo de corrigir e reduzir nos excessos como a gordura, açúcar, sal e álcool que continuam a ser habituais presenças nas refeições festivas. 

Porém, o nosso maior problema são os outros dias do ano em que se mantém o consumo excessivo destes ingredientes. O Natal é só uma vez no ano, mas um dos erros mais comuns e que está na origem da ocorrência de complicações bem graves para a saúde, alguns casos com final trágico, é o excesso de alimentos ingeridos numa única refeição.

Todos sabemos que a tradição natalícia está recheada de petiscos ricos em gordura, açúcar, sal e álcool, que presenteiam a mesa dos madeirenses como a carne vinho e alhos, o bolo de mel, bolo de família, o bolo-rei, as broas de diferentes sabores e feitios, os licores e outras iguarias. Nos dias de hoje o madeirense parece render-se ao chocolate, às natas que acompanham com todos, à batata frita seja como for, às lasanhas e outras carnes moídas, pudins coloridos, refrigerantes, muitos doces até preencher todos os pratos lá de casa. Ora estas alterações recentes são ainda mais prejudiciais que aquelas que em tempos idos satisfaziam a festa, pois induzem a alterações metabólicas que interagem com os mecanismos de regulação do apetite e ganho de peso, processos digestivos e deixam sequelas no regular funcionamento do organismo. 

Fruta é uma boa solução

Importa por isso corrigir os excessos. A fruta e os produtos hortícolas não oferecem qualquer risco para a saúde, o seu consumo deve ser diário com as quantidades no mínimo de 2 a 3 peças de fruta/dia e aproximadamente 400g de legumes e hortaliças/dia. Se entender aumentar o consumo de fruta é necessário ajustar as quantidades dos restantes alimentos. 

Cada fruta de acordo com as suas caraterísticas e constituintes oferece uma parte de um todo. Daí não ser possível afirmar que uma determinada fruta deveria ser mais vezes consumida que outra. A preferência seria uma escolha variada destes alimentos de forma a aumentar o leque de nutrientes ingeridos e evitar a ingestão repetida de resíduos tóxicos caso a proveniência da fonte alimentar seja resultante de uma prática agrícola intensiva. Para minimizar este problema aconselho que respeite a sazonalidade da estação não esquecendo que as frutas secas (figos, damascos, ameixa e passas) são boas alternativas aos snacks do café.

Destaques: 

“Um dos erros mais comuns e que está na origem da ocorrência de complicações bem graves para a saúde, alguns casos com final trágico, é o excesso de alimentos ingeridos numa única refeição”.
“As frutas secas (figos, damascos, ameixa e passas) são boas alternativas aos snacks do café”. 
 

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal