JANEIRO 2014
(RE)SOLUçõES DE ANO NOVO
Dra. Cheila Martins – Psicóloga
cheilamartins@hotmail.com

”Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
(…)
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante vai ser diferente.”
Carlos Drummond de Andrade 
Olá querido leitor, cá estamos nós, no sítio do costume, no terceiro dia do ano! Foi com certeza um réveillon fantástico, mas já pisamos 2014, que é O Ano, se quiser acreditar que sim! Pois é, ainda “ontem” estávamos nos preparativos para receber o ano novo e puff! Lá se foram três dias…
Quem me conhece bem, sabe que sou pessoa de fazer resoluções no último dia do ano, gosto de ter aquela linha orientadora, de pensar no amanhã, de poder sonhar e de registar os meus projetos numa folha bonita. Não sou única nesta “equipa” conheço várias pessoas que fazem a vulgo wishlist, conheço outras também que nem tentam, há para todos os gostos! O que é certo é que ao bater das 12 badaladas ou ao som do rebentar do primeiro fogo de artifício, lá estamos nós a comer as passas todas de uma só vez (porque não dá tempo para ser de outra forma), a brindar com os familiares, a dar um passo com o pé direito, ou a não fazer nada destas coisas, mas a pensar na nossa vidinha…
Não há quem não sinta que o ano é novo, que é uma catapulta para a mudança, que desta vez é que é! E é aqui que (os que ainda não tinham escrito antes) começam a pensar que este é o ano em que vão deixar de fumar, vão fazer exercício físico todos os dias, vão ter uma alimentação mais equilibrada, vão ser mais pacientes, vão ser menos impulsivos… E por aí adiante! Mas entretanto, no meio destes pensamentos todos, já se está mesmo a ver que os minutinhos de espetáculo pirotécnico lá se foram, e com eles os nossos pensamentos… E num abrir e fechar de olhos, já estamos no Verão, mais de metade do ano já foi e mudanças: Zero!
Se se identifica com o parágrafo anterior, continue a ler, este texto é uma prendinha para si! Imbuída do espírito que paira no ar nesta altura do ano, vou deixar-lhe doze badaladas de trunfos, as doze passas para ser mais aquilo que quer ser, para concretizar as suas (re)Soluções… Estas dicas não são pessoais e intransmissíveis, ofereça-as, partilhe-as! O conhecimento só cresce quando compartilhado.
1. Pense nos objetivos pela positiva. Não perca tempo precioso a enfatizar o que na realidade até quer deixar para trás. Substitua o negativo pelo positivo, em vez de pensar no que quer deixar de fazer, pense no que quer ser.
2. Escreva os objetivos. Escrever, registar, facilita-nos a vida para recordar, e é isso que queremos. Tenha os objetivos sempre à mão “perto da vista, perto do coração”!
3. Partilhe os objetivos. É uma dupla ajuda, por um lado aumenta o nosso grau de comprometimento, por outro contaminamos quem nos rodeia, quem sabe até não estamos a ajudar alguém?!
4. Planeie metas. É mais fácil descobrir o caminho certo se souber para onde quer ir, vislumbre a meta e procure atalhos.
5. Não estabeleça demasiados objetivos, sob a pena de se dispersar. Pense no que realmente quer concretizar e foque-se nisso.
6. Defina um objetivo que dependa de si, colocar o foco em terceiros pode ser meio caminho para abortar todo o processo.
7. Comprometa-se com uma data para atingir o resultado, é organizador e assim saberá se atingiu ou não o objetivo inicial.
8. Implemente um plano de ação. Autodiscipline-se, que vai fazer? Quando vai fazer? Como vai fazer? Já respondeu para si, a estas perguntas?
9. Divida O Objetivo em pequenos objetivos. Esmiúce o objetivo em pequenas metas, e parabenize-se quando as atingir.
10. Despeça-se do que já não lhe faz feliz. Pense em todas as coisas que não lhe trazem felicidade e escreva-as. Desde um calçado pouco confortável até um relacionamento pouco saudável. Imagine-se sem isso, já viu o seu sorriso?
11. Vislumbre o que (ainda) é o sonho. Veja-se nele, imagine cenários, ouça sons, sinta cheiros e olhe para si. Parece muito mais próximo, mais real, não é?
12. Queira MESMO. Substitua todos os “vou tentar” pelos “vou fazer”, esteja mais perto da concretização.
As dicas são suas, pegue nelas e ajuste-as àquilo que são os seus sonhos, se já utilizava muitas destas deixas, vá em frente, se lhe arranquei um único sorriso tudo já valeu a pena. Se ainda não tinha pensado em nada disto, tenho boas notícias: hoje ainda é dia 3 de janeiro, mesmo sem o maravilhoso espetáculo pirotécnico, coma as passas e comece de novo ”com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”
Para si, meu querido leitor, quaisquer que sejam as suas escolhas e, tomando as palavras de alguém muito sábio, o meu mais sincero desejo é que me “façam o favor de ser felizes!” 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal