DEZEMBRO 2013
SQUASH: UMA EXCELENTE ACTIVIDADE PARA QUALQUER ALTURA DO ANO!
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Para quem não tem conhecimento sobre a modalidade, o squash originou-se na Inglaterra, em meados do século XIX, numa prisão, sendo um desporto praticado com raquetes e com uma pequena bola preta de borracha, normalmente entre dois jogadores (ou quatro jogadores na versão de duplas) num court/um campo fechado por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais, as quatro paredes são de vidro e a bola é branca.
Após esta pequena apresentação da modalidade, gostaria de desmitificar a ideia de que o squash é um jogo extremamente exigente do ponto de vista físico e de que não é para qualquer pessoa…

Tal como ocorre nas outras modalidades, se for praticado por atletas de nível elevado, o squash obviamente será mais exigente, mas por outro lado, também poderá ser praticado a um nível mais baixo, adaptado à realidade dos atletas envolvidos.

A prática do squash poderá ser ajustada em função de vários aspectos, sendo um deles a bola, que poderá ser utilizada no treino e que irá influenciar directamente o jogo, podendo reduzir ou aumentar o nível do mesmo. Estes mesmos factores são também muito importantes na introdução à modalidade, ou seja, poderão ser uma grande ajuda para aqueles que nunca praticaram o squash e que pretendem iniciar a sua prática. Assim, o treino de squash poderá ser adaptado e ajustado de acordo com os praticantes.

Hoje em dia, devido aos benefícios da modalidade e à procura que é registada, em alguns países já existem treinos numa base semelhante a aulas de grupos, podendo o treino ser organizado em função do que é pretendido trabalhar.

Por exemplo, um treino ou aula apenas à base de movimentação dentro do campo de squash, será um treino que poderá incidir muito sobre os glúteos, uma zona que, por exemplo, o público feminino se preocupa bastante em trabalhar e tonificar. 

O que necessita para começar a praticar o squash
Comece por se informar dos locais onde esta modalidade é praticada, questionando por exemplo alguém ligado à modalidade, de preferência que tenha disponibilidade para lhe explicar a mesma e para lhe dar algumas aulas. E relativamente ao material adequado? Se possuir raquetes e bolas, melhor, no entanto em muitos dos espaços podem ser alugadas. Relativamente ao equipamento, convém possuir sapatilhas próprias para indoor e roupas leves e desportivas, podendo a mulher optar por saia ou calções.

Finalizo este artigo salientando que, na Região, a modalidade começa novamente a ganhar vida após um interregno de alguns anos, com novos praticantes, mais competição, mais actividades e com um trabalho desenvolvido no âmbito do escalão feminino e da formação de jovens, o que tem um papel muito importante no desenvolvimento e crescimento da modalidade no futuro.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal