NOVEMBRO 2013
GANHO DE PESO – MITOS E VERDADES
Dra. Sandra Anjos - Nutricionista
sandraanjos@hotmail.com

São inúmeros os mitos alimentares relacionados com o “que engorda”, muitas vezes divulgados como certezas absolutas, e na maioria dos casos sem fundamento científico. Fatores como a experiência pessoal, situações de saúde específicas e informação veiculada por profissionais não credenciados, leva a que em algumas situações se mistifiquem conceitos de alimentação, originando modificações alimentares incorretas, ineficazes e até por vezes nefastas. Vamos conhecer alguns destes mitos.

Beber líquidos às refeições engorda?
Depende do líquido. Se estamos a falar de sumos ou refrigerantes, sejam eles com ou sem gás, então a resposta é “sim, pode engordar”. E não engordam porque têm gás, mas sim porque têm açúcares adicionados. No caso das bebidas alcoólicas, também fornecem calorias provenientes principalmente do álcool (1 grama de álcool equivale a 7 kcal). Em geral, qualquer bebida açucarada e/ou alcoólica pode contribuir para aumentar o valor calórico diário, podendo por isso contribuir para engordar. A água, uma vez que não possui valor calórico, não engorda, seja consumida antes, durante ou após as refeições. Em situações específicas de saúde, poderá ser recomendado limitar a ingestão de água às refeições, mas não é seguramente por contribuir para o aumento de peso.

Comer alimentos ricos em hidratos de carbono à noite engorda?
Frequentemente, as pessoas referem abolir os alimentos ricos em hidratos de carbono (arroz, massa, batatas, pão) após uma certa hora da tarde/noite, com o objetivo de emagrecer. A verdade é que pode resultar, mas não é obrigatório que assim seja. Ao longo do dia vamos ingerindo alimentos, e por vezes, ao fim do dia, a ingestão calórica já ultrapassou as necessidades. Se o fato de abolir os alimentos ricos em hidratos de carbono ao fim do dia implica não consumir “bolachas, bolos, chocolates, etc..”, excelente! No fundo, qualquer que seja o caminho escolhido, a ingestão de hidratos de carbono deve ser adequada às suas necessidades. E tome nota: mais do que a quantidade de batatas, arroz ou massa que ingere ao jantar, tenha atenção ao que come antes e depois.

O pão integral e o pão torrado não engordam?
O pão integral tem ligeiramente menos calorias que o pão de farinha refinada, mas é uma diferença muito pouco significativa. O pão integral tem a vantagem de apresentar um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade precoce e um melhor funcionamento do intestino. 
O pão torrado é formado pela desidratação do pão normal, dando-lhe uma textura rija e estaladiça. Logo, o pão torrado engorda tanto como o pão donde proveio, pois a única diferença será o teor de água, e a água não possui calorias. O pão torrado de longa duração (“torras”) tem uma composição nutricional diferente do pão torrado em casa, pois contém adição de açúcar e gordura.

Comer fruta às refeições engorda? Não se deve misturar frutas?
Comer fruta à refeição não engorda, mas depende sempre da quantidade ingerida. Uma peça de fruta tem as mesmas calorias, seja ingerida antes ou depois das refeições. A vantagem de consumi-la antes das refeições principais está associada ao facto de ter um alto teor de água e fibra, o que contribui para um melhor controle da ingestão alimentar nessa refeição. A salada de fruta é uma opção saudável; as calorias que fornece dependem do número de peças utilizadas na sua preparação, e se houve ou não adição de outros ingredientes (ex. açúcar, vinho).

Não faça restrições desnecessárias, desmistifique a alimentação! Aprenda a comer bem, em qualidade e quantidade. Procure informação com um nutricionista devidamente credenciado.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal