NOVEMBRO 2013
BEM-ESTAR EMOCIONAL
Dra. Ana Paula Alves - Psicóloga Clínica
anaalves@sapo.pt

O que é para si o bem-estar? Antes de continuar a ler este artigo pense no que o/a faz sentir-se bem e que atividades lhe trazem uma sensação de bem-estar… Agora que refletiu um pouco, acompanhe-me nesta exposição sobre o bem-estar emocional. A definição de bem-estar não é universal nem consensual, dado que, todos somos seres únicos e distintos, com visões e interpretações diferentes dos acontecimentos. Cada um de nós terá de reconhecer o que lhe traz a sensação de bem-estar, quer seja físico, mental ou emocional.

O bem-estar emocional é fundamental para que as pessoas se sintam bem física e mentalmente. E poderá o bem-estar emocional estar relacionado com as estações do ano? Pode parecer estranha a ideia de que com os dias mais curtos e cinzentos, as pessoas ficam mais tristes, mas é algo comum e frequente.

Em diversas áreas da nossa vida, estamos ligados às estações; a sazonalidade é visível na agricultura, na moda, na gastronomia, mas também no nosso humor. Com a chegada do outono, muitas pessoas passam a sentir-se mais tristes, com vontade de se recolherem e fecharem na sua concha, parece que se aproxima a fase de hibernação até que o sol volte...

Está cientificamente demonstrado que o nosso cérebro é sensível à exposição solar. A luz influencia o nosso relógio biológico, interferindo nos ciclos de vigília e de sono, mas também no humor. Os estudos indicam que a diminuição da luminosidade provoca uma diminuição na produção da serotonina (substância associada ao humor e à sensação de bem-estar). Quanto menos serotonina é produzida no cérebro, maior a tristeza e a depressão, quanto mais serotonina, maior a satisfação e o bem-estar. Quanto menos horas de luz e diminuição da qualidade da mesma, menor a produção de serotonina, logo, mais tristes ficam as pessoas e menor é o seu bem-estar.

Estima-se que cerca de 10% da população europeia sofre de depressão com padrão sazonal (outono/inverno), sobretudo em regiões onde os dias são mais curtos. Os países mais distantes do equador sentem mais esse efeito, pelo facto de estarem expostos a menos horas de luz e os dias serem mais escuros.

Algumas pessoas, com a chegada do outono, queixam-se de maior fadiga e alterações no humor, sentem-se deprimidas e com maior desânimo. Estas pessoas poderão sofrer de depressão com um padrão sazonal e os sintomas são idênticos aos da depressão normal. Sintomas comuns são a perda de energia, a fadiga, as dificuldades de atenção e concentração, a ansiedade, a tristeza, a perda de interesse pelas atividades antes gratificantes, o isolamento, os pensamentos negativos, a irritabilidade e as alterações no apetite e no sono.

Quando a depressão se instala e se torna incapacitante nas diferentes áreas de vida do indivíduo, o recurso ao médico é importante, pois poderá ser necessária terapia medicamentosa, principalmente antidepressivos. A psicoterapia também se revela crucial, de forma a promover estratégias para lidar com os sintomas, pensamentos e emoções e inverter este processo, de forma a ultrapassar esta fase.

É impossível mudar o ciclo das estações do ano, mas é POSSÍVEL fazer algo pelo nosso bem-estar e contrariar o humor depressivo desta altura do ano. Eis algumas estratégias que poderá pôr em prática:

- Andar ao ar livre: o inverno não é tão convidativo quanto o verão para andar na rua, no entanto, mesmo com os dias nublados, a luz que apanha é benéfica na produção de serotonina;
- Sente-se perto de uma janela sempre que possível, de forma a apanhar luz;
- Mantenha as persianas e as cortinas das janelas de casa e do trabalho abertas, de forma a entrar tanta luz quanta possível;
- Faça exercício físico pelo menos três vezes por semana. O exercício físico promove uma sensação de bem-estar e relaxamento, ajudando na depressão e na fadiga. Uma vida sedentária aumenta o pessimismo;
- Conviva com familiares e amigos. O convívio social e o apoio são importantes, trazem uma sensação de bem-estar, ajudam a descontrair e evitam os pensamentos negativos;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, evitando os hidratos de carbono em excesso;
- Mantenha um padrão de sono adequado;
- Pratique as atividades em que pensou no início do artigo, que serão para si atividades prazerosas e geradoras de bem-estar.

Aproveite, esteja bem consigo e com os outros… até que o bom tempo regresse!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal