NOVEMBRO 2013
A HIGIENE DO SONO
Dra. Cristina Moura – Farmacêutica
cristina.ribeiromoura@gmail.com

O sono é um processo ativo que ocupa cerca de um terço da nossa vida. Durante o sono, o nosso organismo realiza funções importantíssimas para a saúde, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e libertação de hormonas (como por exemplo, de insulina), consolidação da memória, relaxamento e descanso dos músculos. Assim, dormir bem torna-se essencial não só para ficar acordado no dia seguinte, mas também para manter uma boa forma física e mental, melhorar a qualidade de vida e até mesmo aumentar a longevidade.

Distúrbios do sono, tais como a insónia e a apneia do sono, têm como principais consequências a fadiga, cansaço, absenteísmo no trabalho, diminuição do rendimento intelectual, sintomas leves de depressão e ansiedade, sonolência diurna (aumento do risco de acidentes de viação), dores musculares e irritabilidade. 

Os mecanismos que contribuem para a eficácia e qualidade do sono são sobretudo regulados pelo ciclo circadiano (ciclo dia/noite) e pela hormona do sono, a melatonina. A melatonina produz-se fundamentalmente durante a noite, na escuridão, e varia ao longo do ano, sendo maior o seu nível no Inverno. Para além de induzir o sono, a melatonina possui reconhecidas funções rejuvenescedoras e antioxidantes, bem como, influências no sistema imunitário, na resposta ao stress e na prevenção de determinados tipos de cancro. 

Existem alguns alimentos, ricos em triptofano (percursor da melatonina) que contribuem para aumentar, controlar e regular os níveis de melatonina no nosso organismo. Esses alimentos são, por exemplo, bananas, milho-doce, gengibre, tomate e cevada, que quando ingeridos à noite, podem ajudar a adormecer. A iluminação também desempenha um importante papel na produção de melatonina.

Assim, é aconselhável que quem trabalhe ou esteja acordado durante a noite o faça com uma luz mais fraca em intensidade e de uma cor mais quente, alaranjada ou avermelhada, uma vez que, uma menor intensidade de luz e um comprimento de onda maior não irão suprimir a melatonina. Estas e outras medidas são comummente apelidadas de Higiene do Sono. A Higiene do Sono refere-se, assim, a uma lista de comportamentos, condições ambientais e outros fatores relacionados com o sono que pretendem eliminar os maus hábitos de sono e estimular o aumento da qualidade deste. Neste sentido, a Higiene do Sono é tão importante como a higiene corporal, pois na falta de uma higiene do sono adequada, não teremos um sono reparador. 

Outras medidas de Higiene do Sono

o Durma apenas o tempo necessário para se sentir descansado. Se com 8 horas já se sente bem, evite mais do que 8-9 hora,s mesmo que não tenha que “acordar cedo”;
o Crie uma rotina de acordar sempre no mesmo horário, independentemente de ser fim-de-semana ou não e/ou de ter tido insónia na noite anterior; passar o dia com sono ajudá-lo-á a regular o seu ciclo circadiano;
o Pratique exercício físico regularmente, evitando a sua prática próximo da hora de deitar (4 horas antes ou menos);
o Crie no quarto condições propícias ao repouso, com uma temperatura adequada, pouca luz e sem ruído;
o Evite a ingestão de álcool e bebidas estimulantes (café, chá, coca-cola e outros refrigerantes) a partir do final da tarde;
o A cama é para dormir. Evite trabalhar ou ver televisão na cama;
o Caso esteja na cama cerca de 20 minutos sem conseguir adormecer, é preferível que saia da cama. Pode ler durante alguns minutos, ver um pouco de televisão, etc.

Por fim, se estas medidas não forem suficientes e se sentir dificuldades em dormir de forma regular, contacte um médico para que este o ajude; evite que a dificuldade em dormir se torne num problema crónico e afete a sua qualidade de vida.

Referências bibliográficas

Stepanski, E. J. and Wyatt, J. K. (2003). Use of sleep hygiene in the treatment of insomnia. Sleep Medicine Reviews, Vol. 7, No. 3, pp 215-225 
www.cci.health.wa.gov.au (acedido a 26/10/2013) 
www.apsono.com/pt (acedido a 26/10/2013) 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal