OUTUBRO 2013
QUALIDADE DE VIDA, PROCURA-SE!
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Ser saudável envolve uma combinação de factores que vão desde a saúde física, até a saúde mental. O exercício físico, por exemplo, é uma variável determinante do grau de qualidade de vida, embora existam outras igualmente importantes, como a alimentação, a saúde mental, o combate ao stress, a interação social, etc.

Existem estudos que demonstram que as pessoas que praticam exercício físico quase todos os dias da semana previnem problemas cardíacos e obesidade, além de obterem outros benefícios, como maior resistência ao stress, melhoria na auto-estima e no relacionamento interpessoal, aumento da sua disposição e estabilidade emocional.

Antes de abordar as diferentes vertentes que o exercício poderá contribuir para melhorar ao nível da sua qualidade de vida, gostaria de referir um dos factores que desempenha um papel completamente oposto, que é o excesso de peso.

É muito mais fácil ingerir calorias do que queimá-las…Podemos ter em mente esta expressão nas situações em que uma caminhada de uma hora nos beneficia com 300 calorias a menos, e que são rapidamente recuperadas ao consumirmos uma deliciosa sobremesa, em apenas um minuto. O excesso de peso é um dos maiores problemas na sociedade contemporânea. Assim, evite ter peso a mais e tenha cuidado relativamente à prática de exercício, que aliada a bons hábitos alimentares, constitui um óptimo investimento em saúde e Qualidade de Vida. 

Acha-se demasiado velho, demasiado pesado ou demasiado doente para começar a fazer exercício físico agora?

Tenha em consideração os seguintes resultados de estudos:
- Um estudo em americanos com idade igual ou superior a 65 anos demonstrou que os homens e as mulheres que eram pelo menos moderadamente activos ganharam entre 3 e 5,7 anos de vida adicionais, dependendo da frequência com que praticavam exercício físico;
- Ao avaliar a capacidade cárdio-respiratória em adultos com idade igual ou superior a 60 anos, verificou-se que os que se situavam no quintil mais baixo no que respeita à forma física apresentavam o risco mais elevado de morrerem durante o período de seguimento de 12 anos, independentemente do perímetro da cintura ou da percentagem global de gordura corporal;
- Estudos realizados em pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco (enfarte agudo do miocárdio) revelaram que os doentes que seguiram um plano reabilitação consistindo, essencialmente, na prática de exercício físico, viviam significativamente mais tempo do que os que receberam apenas tratamento farmacológico.

Tudo isto sublinha que, independentemente da idade da pessoa, do seu estado de saúde ou do nível actual de forma física, nunca é demasiado tarde para começar a praticar exercício físico.

O exercício físico regular irá proporcionar-lhe mais QUALIDADE DE VIDA.

A manutenção de um nível de actividade saudável ao longo da vida pode melhorar o funcionamento mental, emocional e físico, bem como aumentar a sua produtividade e beneficiar as relações interpessoais.

Apresento de seguida alguns pontos em que a actividade física poderá ter um papel fundamental na melhoria da sua qualidade de vida, ajudando não só a viver mais tempo, como também a viver melhor. 

Protege a mobilidade e a vitalidade
É verdade que o desempenho físico diminui à medida que envelhece. No entanto, o exercício físico regular pode atrasar esse declínio. Ao continuarem activos, os adultos idosos podem manter a sua forma cardiovascular, o metabolismo e a função muscular.
Além disso, o exercício pode ajudá-lo a manter a sua vitalidade. À medida que envelhece, irá apresentar um maior risco de perder a sua independência e autonomia. 

Combate a depressão e a ansiedade
Diversos estudos mostram que o exercício físico pode melhorar o humor. De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão pode atingir 20% da população portuguesa. Estudos mostraram que os americanos activos apresentam um risco 30% menor de sofrerem de depressão, em comparação com as pessoas sedentárias. Como é que o exercício físico beneficia a sua mente? Para começar, o exercício aeróbio conduz à libertação de hormonas que melhoram o humor, aliviam o stress e promovem uma sensação de bem-estar. As actividades aeróbicas aumentam os níveis de uma substância química cerebral, a serotonina, que combate os sentimentos negativos.

Melhora as capacidades mentais
O exercício físico parece contribuir de diversas formas para manter o seu cérebro perspicaz. A actividade física melhora o fluxo de sangue para o cérebro, o que pode ajudar a manter a função cerebral, e pode estimular directamente os neurónios.

Melhora o sono
O exercício físico também constitui a única forma conhecida dos adultos saudáveis aumentarem a sua quantidade de sono profundo. Segundo os especialistas, o sono profundo parece ser uma altura em que o seu corpo se renova e se repara a si próprio: é o tipo de sono que o ajuda a sentir-se mais repousado e alerta. É preferível fazer exercício físico cinco ou seis horas antes de se deitar, o que irá aumentar a sonolência quando for altura de ir dormir. Atenção que, pelo contrário, a actividade extenuante muito próxima da hora de se deitar pode mantê-lo mais desperto.

Melhora a vida sexual
A líbido e o desempenho sexual beneficiam com o exercício aeróbico moderado a vigoroso.

Como sabemos qual a atividade física adequada?

Depende de muitos aspectos, contudo a escolha deverá sempre ser feita individualmente, levando-se em conta principalmente dois factores:
- Preferência pessoal: o benefício e a continuidade da actividade são conseguidos com a prática regular da mesma e o prazer em realizá-la. Portanto, é necessário que a pessoa se sinta bem ao praticar a atividade que escolheu.
- Tempo disponível: muitas pessoas apresentam a mesma desculpa: “não tenho tempo”... e assim deixam de lado os seus compromissos. A desculpa da falta de tempo é a desculpa para os que têm falta de interesse!

A prática de exercício físico é um passo importante em direção à QUALIDADE DE VIDA!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal