OUTUBRO 2013
ESTRIAS NA GRAVIDEZ
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt

Quando a nossa pele estica de forma muito intensa, pode surgir uma espécie de cicatriz: a estria, uma das maiores preocupações femininas no que diz respeito à imagem corporal. No entanto, as estrias não afectam apenas as mulheres em idade adulta, podendo surgir nos homens, adolescentes, e até em crianças.

A formação da estria deve-se ao rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por estruturas responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade (colágeno e elastina).

Entre 60% a 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez, sobretudo após o sexto mês de gestação (normalmente entre a 35ª e a 36ª semanas). A predisposição genética, as alterações hormonais registadas durante a gravidez e o aumento do peso constituem as causas principais. As áreas corporais mais afectadas costumam ser a barriga e os seios, por serem as que sofrem mais alterações.

Como prevenir e tratar?

A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. É importante oferecer à pele produtos anti-estrias que activem a formação destas duas proteínas, estimulando a reparação dos tecidos. Estes produtos ajudarão a manter a pele hidratada e a recuperar a sua elasticidade.

As gestantes possuem à sua disposição diversas gamas de cremes e géis para o combate das estrias na maternidade e pós-parto, especificamente desenvolvidos e adaptados à evolução da pele durante a maternidade. Os tratamentos de laser, dermoabrasão, lipoaspiração e “peeling” não são recomendados. 

A utilização regular dos cosméticos adequados deve ser complementada com uma dieta alimentar equilibrada e uma ingestão de bastante líquidos. Recomenda-se o consumo diário de 2 a 3 litros de água.

Os produtos são seguros para a grávida e para o seu bebé?

Sim. A gestante deverá utilizar um produto próprio para o combate das estrias, ou seja, à base de activos de origem natural, não-teratogénico (não causa danos ao bebé), e hipoalergénico (risco de alergia minimizado).

O cosmético não deve conter na sua fórmula parabenos, fenoxietanol e ftalatos. Desta forma, é um tratamento perfeitamente seguro para a grávida e seu bebé, para além de eficaz e agradável. 

As alterações hormonais características da gravidez conduzem a maior sensibilidade aos aromas, por isso diversos produtos possuem um perfume hiporeativo de alta tolerabilidade. Estes cremes ou géis são normalmente formulados para zonas extensas, sendo fáceis de espalhar e permitem uma absorção rápida, podendo a grávida vestir-se imediatamente após a aplicação.

E após o parto?

Existem também produtos especificamente elaborados para o cuidado das estrias após o parto, sendo seguros para uma utilização durante a amamentação. Possuem fórmulas semelhantes às dos produtos a usar durante a gravidez (à base de activos de origem natural, sem parabenos, fenoxietanol e ftalatos). 

No momento de escolher e adquirir o produto anti-estrias, leia atentamente o folheto informativo que acompanha o mesmo, e esclareça as suas dúvidas consultando o seu médico ou farmacêutico.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal