AGOSTO 2013
SEM STRESS!
Nídia Gomes - Téc. Cardiopneumologia
nidia.gomes@inovasaude.net

O stress, embora muitas vezes esquecido, é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Embora seja Verão e os níveis de stress baixem ligeiramente na maioria das pessoas, é sempre útil uma informação extra para que se possa trabalhar numa prevenção, pois como diz o ditado "mais vale prevenir que remediar".

O stress é responsável por desencadear uma resposta biológica a uma situação de ameaça, dano ou desafio, perante o qual a pessoa sente que é importante para si, mas não consegue dar resposta às exigências que se lhe deparam, por não ter aptidões ou recursos pessoais e sociais. O nosso organismo tem mecanismos de resposta para lidar com exigências elevadas de curta duração; no entanto, quando estas exigências se tornam múltiplas e continuadas, estabelecem uma sobrecarga que prejudica a capacidade de resposta do nosso sistema. Desta forma, quando o stress se torna intenso e prolongado prejudica tanto a saúde física como mental.

A resposta biológica por parte do cérebro ao stress é mediada pela libertação de hormonas como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol, que quando libertados de forma continuada podem trazer consequências negativas a nível cardiovascular, tais como: aumento da frequência e da força de contracção cardíaca, arritmias do ventrículo esquerdo que podem dar origem à fibrilhação ventricular, subida da tensão arterial e formação de trombos, fazendo aumentar o risco de enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Para que o stress não leve a melhor, pode sempre começar por identificar a causa do mesmo. Este é sempre o passo mais importante a dar. Embora não consiga eliminar todos os factores de stress da sua vida, tente pelo menos reduzi-los. É importante identificar os focos que na sua vida causam stress. Existem muitas formas para reduzir o stress. Desde lazer, desporto e até na alimentação, pode encontrar algumas dessas formas.

No que toca ao lazer, faça atividades de que gosta, como por exemplo: jardinagem, pintura, dança, aprender a tocar um instrumento musical, entre outros. A prática desportiva é outra das formas que devem ser utilizadas. Dê preferência à regularidade e não à intensidade. Faça exercício entre 30 a 40 minutos por dia. Opte por modalidades como natação, ciclismo, pilates, yoga, ou então, se as modalidades desportivas não lhe interessam, faça caminhadas.

Relativamente à alimentação, deverá fazer alguns ajustes para combater o stress. Evite a ingestão de cafeina, açúcar refinado e sal em excesso. É indicado o uso de substitutos, como os chás de camomila, erva-doce, “café de cevada”, açúcar mascavado, etc.

Aqui ficam algumas dicas para uma dieta anti-stress:

Hidratos de Carbono Complexos: são os alimentos que melhor aumentam a produção de Serotonina (neurotransmissor ligado ao bem-estar) e, portanto, são mais relaxantes e têm uma ação mais prolongada, por serem de absorção lenta. Os alimentos a ter em conta são: massas integrais, arroz integral, pão integral, batata-doce, inhame, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.
Fibras: o intestino produz 90% da Serotonina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Coma cereais integrais, frutas (principalmente com casca) e verduras.
Hortaliças e frutas: os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selénio, zinco, magnésio e lítio). Portanto, coma hortaliças e frutas no geral.
Omega 3: Os ácidos graxos polinsaturados do tipo Omega 3 são úteis para melhorar o funcionamento do cérebro, e encontram-se no salmão, sardinha e cavala. A linhaça ainda é melhor que o salmão no que toca ao Omega 3.
Frutos secos e sementes: noz, castanha do Pará, amêndoa, pistácio, e sementes como abóbora, linhaça e semente de girassol, são ricas em Magnésio, que atua no relaxamento da musculatura.
Doces: numa situação aguda de stress vale a pena apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (negro – 70% de cacau) ou mel de abelhas ou de cana. O açúcar “abre o caminho” para o Triptofano, que é um aminoácido que penetra no cérebro e produz a Serotonina.

Estas são algumas dicas não só para combater o excesso de stress na sua vida, como também para ter uma vida saudável. Lembre-se que existem coisas mais importantes na vida do que muitas das preocupações do dia-a-dia. Por isso… Sem Stress!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal