JUNHO 2013
MENTE Sã, EM CORPO SãO
O papel do cuidador na importância de manter uma vida ativa na 3ª idade

Dra. Patrícia Caires - Psicóloga
patricia.caires@homeinstead.com.pt

Cada idoso tem um passatempo de que gosta muito, um interesse apaixonado ou uma rotina diária importante. Estas qualidades fazem parte da personalidade dos idosos, tornando-os nos indivíduos únicos e especiais que são. Preservar os seus interesses e as suas rotinas é uma parte importante do trabalho de quem cuida, seja ele um familiar, amigo ou prestador de apoio domiciliário. Mas também é fundamental desafiar o idoso a ser saudável e a manter-se ativo todos os dias.

Eis alguns exemplos:

Jardinagem
Seja qual for o local em que se encontra, a jardinagem é uma atividade popular. Se o idoso tem um espaço no exterior, mesmo que seja pequeno, ou até num vaso dentro de casa, o cuidador pode ajudá-lo a preencher essa área com sementes que produzem flores coloridas. Pense no prazer que vão ter ao ver as sementes crescer, transformando-se em lindas flores.

Exercício
A atividade física é importante para o idoso se manter saudável. Se o idoso é fisicamente capaz, caminhar num parque, pode ser um exemplo de uma atividade que pode ajudar a melhorar a sua condição física. Alguns estudos sugerem que o exercício pode fazer a diferença no equilíbrio e na agilidade de uma pessoa idosa.

Recordações
Exercitar a mente é tão importante como exercitar o corpo. Uma maneira de fazer isso é ajudar o idoso a recordar o passado, contando histórias e recordações queridas. Até uma atividade simples, como rever jornais ou revistas antigas, ou álbuns de fotografias, pode ajudar a fazê-lo falar sobre esses acontecimentos. Isto traz assim diversos benefícios, nomeadamente ao permitir que idoso se recorde de familiares e amigos, ao mesmo tempo que exercita a sua mente.

Atividades em Casa
Mesmo que para o cuidador seja mais fácil desempenhar as tarefas domésticas sozinho, devemos permitir que o idoso faça parte dessas lides. Até porque, muitas vezes, ele ainda sente que pode contribuir. Talvez possa ajudar a limpar o pó de uma pequena mesa, a secar a loiça, ou a dobrar roupa. Fazê-los tomar parte deste tipo de tarefa diária, ajuda a pessoa idosa a estar ativa, e a sentir-se útil e necessária.

Ofícios
Se o idoso gosta de trabalhos manuais, o cuidador pode procurar ideias e materiais para criar qualquer coisa de que ele goste. Este tipo de atividade dá alguma ocupação ao idoso, e muita satisfação com o resultado final. Não só o mantém ativo, como lhe proporciona um bom exercício para as mãos e dedos, aumentando assim a flexibilidade.

Puzzles e Jogos
Jogar às cartas, ao dominó, às damas, completar puzzles, ou até fazer palavras cruzadas, podem ser atividades bem divertidas, e que ajudam a estimular a mente do idoso.

Passeios
O idoso que teve vida social ativa quando era jovem pode continuar a gostar de sair para jantar fora, de ir a concertos, ou outras ocasiões especiais. Por isso, é importante o cuidador mostrar disponibilidade para acompanhar o idoso a estes eventos, que podem proporcionar um excelente passeio, ou até uma forma de reencontrar alguns amigos da sua idade.

Televisão
Atenção, que a televisão pode constituir uma barreira social para a pessoa idosa, fazendo com que se agarre a casa mais do que necessário e recomendável. No entanto, existem programas que são úteis na estimulação mental, proporcionando igualmente um excelente veículo educacional. Por isso, o cuidador deve encorajar o idoso a escolher programas que se enquadrem nestas caraterísticas.
 
Todos precisamos de ser estimulados e de oportunidades para nos tornarmos mais fortes e saudáveis. A maioria das pessoas encontra esta motivação com alguma facilidade, através de outra pessoa ou de um objetivo. Quem presta o apoio assume assim um papel fundamental neste processo de exercitar tanto a mente como o corpo, para manter o idoso saudável e feliz.

Exemplo:

Complete os seguintes provérbios:

De gão em grão... (enche a galinha o papo)
Quem vai à guerra… (dá e leva)
A galinha da vizinha… (é sempre melhor que a minha)
Quem tudo quer… (tudo perde)
Se não queres ser lobo… (não lhe vistas a pele)
Quem semeia ventos… (colhe tempestades)
Querer sol na eira… (e a chuva no nabal)
Ao menino e ao borracho… (põe Deus a mão por baixo)
Quem sabe faz… (quem não sabe, ensina)
No amor e na guerra… (vale tudo)
A cavalo dado… (não se olha ao dente)
Depois de casa roubada… (trancas à porta)
Quem quer vai... (quem não quer manda)
Quem tem filhos… (tem cadilhos)

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal