JUNHO 2013
A “QUINTA DOENçA”
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
ana.ramos@farmaciadocanico.pt

O Eritema Infecioso, também conhecido como a “Quinta Doença”, é uma infeção viral muito contagiosa que provoca manchas e erupções na pele. É uma doença benigna muito comum em crianças até aos 15 anos, caracterizada por não dar febre nem mal estar geral. Frequentemente, as crianças apresentam manchas vermelhas na face e tronco, como se tivessem levado uma “bofetada”. 

Transmissão

A transmissão deste vírus, parvovírus humano B19, ocorre essencialmente pela inalação de microgotas expelidas durante a tosse ou espirros de uma pessoa infetada. No entanto, é necessário haver um contacto próximo e prolongado entre as pessoas para o vírus se disseminar. A transmissão deste vírus, também ocorre através da placenta da mãe infetada para o feto. Se houver suspeita de infeção pelo parvovirus humano B19, o médico deve ser contactado.

O Eritema Infecioso é chamado também de Quinta Doença, pois foi a quinta doença infeciosa do grupo das doenças exantemáticas (doenças que provocam manchas ou erupções cutâneas) em crianças a ser descrita. A varicela,  o sarampo e rubéola também pertencem a este grupo.

Sintomas

Os sintomas do Eritema Infecioso surgem entre o 4º e o 14º dia após a infeção. As crianças apresentam uma erupção cutânea nas faces, que deixa a aparência de terem sido esbofeteadas. Esta “face esbofeteada” por vezes é seguida de uma erupção rendilhada mais evidente nos braços e pernas, que não provoca prurido. As erupções tendem a piorar se expostas à luz solar. Estas erupções não aparecem nas palmas das mãos nem na planta dos pés. Geralmente, as crianças não apresentam febre nem mal-estar. Os adultos têm menos probabilidade de apresentar estas erupções, mas desenvolvem dor e inflamação nas articulações, principalmente nas articulações das mãos, pés e joelhos, que podem durar entre uma a três semanas e normalmente desaparecem sem problemas a longo prazo.

A doença, em geral, dura entre cinco e 10 dias, sendo que a maior parte dos adultos e crianças recupera sem problemas. Durante as semanas seguintes, a erupção pode reaparecer como uma reação à luz do sol, ao exercício, ao calor, à febre ou à tensão emocional. Algumas  pessoas não apresentam nenhum sintoma. Esta é uma doença benigna, sem grandes riscos. As complicações são mais frequentes em pessoas com o sistema imunológico debilitado.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito baseando-se na típica aparência da erupção. As análises ao sangue podem ser úteis para identificar o vírus, mas geralmente só são feitas em grávidas e em crianças ou adultos com o sistema imunológico debilitado.

Tratamento

O tratamento usado tem como objetivo aliviar os sintomas. A utilização de analgésicos e anti-histamínicos está aconselhada nesta doença. No caso de complicações, deve-se consultar o médico.

Considerações finais

Durante a fase de eritema a doença não é contagiosa, mas sim apenas antes das erupções cutâneas aparecerem. Por isso, quando as crianças são diagnosticadas já não transmitem a doença e podem ir à escola ou à creche. Geralmente, isto não acontece com as outras doenças infeciosas exantemáticas. 

Depois do desaparecimento desta doença, a pessoa infetada desenvolve imunidade que a protege contra um segundo contacto com parvovirus B19.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal