MAIO 2013
LASER TERAPêUTICO E CIRúRGICO
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
vetfunchal@mail.telepac.pt

O Laser (Light; Amplification by; Stimulated; Emission of; Radiation) é utilizado no nosso quotidiano em inúmeros instrumentos. Temos os aparelhos de laser de classe I (por exemplo, leitores de CD, impressoras a laser); classe II (leitores de códigos de barras); classe III (ponteiros laser) e classe IV (laser cirúrgico e terapêutico). Este artigo incide sobre esta última classe de aparelhos laser.

O laser é usado em medicina humana há mais de 20 anos, com muita segurança e eficácia. A cirurgia veterinária com laser é uma das novas tecnologias e uma opção à cirurgia tradicional, que em muitos casos vai permitir substituir o bisturi e efectuar tratamentos mais seguros e mais confortáveis para os nossos animais de companhia. Um laser cirúrgico é um aparelho que produz e emite um feixe intenso de luz que corta, sela (fecha) ou vaporiza tecidos.

Entre as inúmeras vantagens destaco: 
- Menos dor: o laser sela automaticamente as terminações nervosas diminuindo consideravelmente a dor no período pós-operatório o qual se torna mais confortável; 
- Menos hemorragia: ao laquear os pequenos vasos sanguíneos à medida que os corta, o laser facilita o trabalho do cirurgião, pois deixa o campo operatório mais seco e mais limpo;
- Diminuição do tempo cirúrgico: permite reduzir o período de anestesia, evitar perdas de sangue e reduzir a possibilidade de complicações; 
- Menos inchaço (edema): ao fechar os vasos linfáticos, a energia laser não traumatiza os tecidos (não dilacera, não fere); 
- Redução do risco de infecção: o laser remove o tecido afectado, reduz a inflamação e o número de bactérias presentes. Resumindo, a cicatrização é mais rápida, o desconforto pós-operatório é menor e o animal retorna mais rapidamente à sua vida normal. 

Cirurgias como as do ouvido, do nariz (por exemplo: carcinoma nasal felino), da boca (como a correcção do palato nas raças braquicefalas), da bexiga, da uretra, dos intestinos, do fígado, da próstata, da tiroide, etc., são realizadas com mais segurança e com maior taxa de sucesso, embora o laser possa ser usado em qualquer tipo de cirurgia.

Relativamente ao laser terapêutico, a sua elevada capacidade de promover a cicatrização, efeito antibacteriano, redução do edema e inflamação, fazem deste aparelho uma ajuda preciosa numa recuperação pós-cirúrgica mais rápida e menos dolorosa em todo o tipo de intervenções, podendo mesmo ser a solução para determinadas patologias reconstrutivas em que existe infecção e necrose cutânea extensa. 

Além das suas inúmeras aplicações, como sejam, no campo da dermatologia e aparelho músculo-esquelético, é também importante na recuperação de animais que foram submetidos a cirurgias ortopédicas, pois permite, através da diminuição da inflamação e da dor no membro intervencionado, uma reutilização mais precoce do mesmo, com redução das atrofias musculares tão frequentes nestes casos, sendo por isso um aparelho de vanguarda imprescindível em todos os bons centros de fisioterapia.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal