NEWSLETTER
MAIO 2013
Doenças cardiovasculares: prevenir não custa nada
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso país. No entanto, a maioria dos principais factores de risco são evitáveis ou controláveis, explica em entrevista a Dra. Eva Pereira, Médica Cardiologista, alertando para a necessidade de as pessoas se informarem e procurarem adoptar hábitos de vida mais saudáveis. (Ler mais)


Os pais do recém-nascido
Enfª Vera Lúcia Pestana – Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
O nascimento dum bebé é um acontecimento em que a atenção, tanto dos profissionais como da família, se volta para esse novo membro. Os médicos e os enfermeiros avaliam as suas competências, no intuito de despiste de possíveis anomalias, o seu peso, a sua estatura, vacinam, tentam aliviar as suas dores e educam os pais sobre condutas adequadas. (Ler mais)

Sesamoidite
Dra. Joana Sousa – Podologista
Os sesamóides são dois ossos que se assemelham a pequenos feijões, com localização na base do hallux, mais propriamente, sob a cabeça do primeiro metatarso. Há dois ossos sesamóides em cada pé, um medial e outro lateral. Contudo, há pessoas que têm estes ossos separados ao meio e, nesse caso, diz-se que têm sesamóides bipartidos. (Ler mais)


Musculação pode ser para todos
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
Há pessoas que começam a fazer atividade física, inscrevem-se num ginásio, mas ficam algo reticentes em fazer alguns exercícios de musculação. Acima de tudo, é necessário desmistificar a ideia de que a área de musculação é apenas para os jovens que querem aumentar a massa muscular. (Ler mais)


Laser terapêutico e cirúrgico
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
O Laser é utilizado no nosso quotidiano em inúmeros instrumentos. Temos os aparelhos de laser de classe I (por exemplo, leitores de CD, impressoras a laser); classe II (leitores de códigos de barras); classe III (ponteiros laser) e classe IV (laser cirúrgico e terapêutico). Este artigo incide sobre esta última classe de aparelhos laser. (Ler mais)


Cinco Passos para uma vida mais saudável 
Dra. Márcia Freitas – Nutricionista
O calor já chegou e acredito que muitos de nós queríamos ter chegado a este momento com um peso mais saudável e com melhores hábitos alimentares. Ainda vai a tempo! Mesmo se até ao verão não conseguir atingir todas as mudanças que sempre desejou, não é razão para não começar a dar os seus primeiros passos. Mas por onde pode começar? (Ler mais)

Cuide dos seus ombros
Dr. Ferdinando Chaves – Fisioterapeuta
O Ombro é uma complexa “obra de engenharia” de entre todas as articulações do corpo humano, sendo constituído por cinco articulações: Gleno-umeral (AG), Subdeltoideia, Acromio-clavicular (AA), Esterno-clavicular (EC) e escápulo-torácica (ET) (Kapandji 2000). (Ler mais)


Breves

Preço dos medicamentos desce 22% desde 2007
O preço médio dos medicamentos vendidos nas farmácias do nosso país é hoje de 10,18 euros, cerca de 22% abaixo do preço médico registado em 2007, que se situava nos 13 euros, de acordo com dados do INFARMED referentes ao primeiro trimestre de 2013. (Ler mais)



Dieta mediterrânica pode reduzir risco de problemas de memória
A dieta mediterrânica pode reduzir o risco de desenvolvimento de problemas de memória, de acordo com as conclusões de um estudo publicado na revista “Neurology”, que foi realizado por cientistas da Universidade de Alabama (EUA) e da Universidade de Atenas (Grécia). (Ler mais)



Jovens obesos enfrentam risco acrescido de morrer antes dos 55 anos 
Os homens obesos na casa dos 20 anos têm duas vezes mais propensão para morrer antes dos 55 anos que os homens de peso normal na mesma faixa etária, segundo um estudo realizado por investigadores dinamarqueses e publicado na revista “British Medical Journal Open”. (Ler mais)




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal