NEWSLETTER
ABRIL 2013
Fibrose Cística
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
Todo o nosso corpo é afectado quando se sofre de Fibrose Cística. Esta é uma das doenças pulmonares crónicas mais comuns em crianças e jovens adultos e envolve risco de vida. A Fibrose Cística só se desenvolve se o doente herdar os dois genes defeituosos (um do pai, e outro da mãe). (Ler mais)


Incontinência urinária
A incontinência urinária é uma doença que afecta principalmente mulheres e cuja incidência aumenta com a idade, sobretudo a partir da menopausa. O Dr. Ferdinando Pereira, Médico Urologista, explica em entrevista que esta é uma doença com tratamento, podendo em muitos casos ser atingida a cura, pelo que não há razões para evitar procurar ajuda. (Ler mais)


Depressão Pós-Parto 
Dra. Helena Leal e Dra. Marisa Alexandre - Psicólogas Clínicas
A gravidez é um processo que corresponde a um período de cerca de 40 semanas, que pressupõe um projeto adaptativo de maternidade, permitindo cognitivamente ensaiar papéis e tarefas maternas, ligar-se afetivamente à criança, iniciar o processo de reestruturação de relações para incluir o novo elemento, incorporar a existência do filho… (Ler mais)

Da subnutrição à obesidade
Dra. Mónica Faria – Nutricionista
Será a obesidade um problema exclusivo dos países desenvolvidos, e a subnutrição o principal flagelo alimentar nos países em desenvolvimento? Esta histórica associação, apesar de percentualmente correta, tem vindo a modificar-se de forma significativa nos últimos anos. A percentagem de população obesa residente em países em desenvolvimento tem vindo a aumentar de forma gradual… (Ler mais)


Mau Hálito
Dr. Fabião de Castro da Silva – Médico Dentista
A expressão “mau hálito” é usada popularmente para designar o que, em termos médicos, se designa por halitose. A halitose, ou mau hálito, é uma condição anormal do hálito, que se altera de forma desagradável. A palavra halitose tem origem no latim: “halitu” significa ar expirado e “osi” alteração. (Ler mais)



A lut(o)a continua!
Dra. Cheila Martins – Psicóloga
“O luto significa a realidade de um amor que não morreu dentro de nós.” (Geraldo, P.) 
Se analisarmos com atenção a ideia contida nesta frase, quase encontramos a definição de luto. O luto não é mais do que um processo adaptativo perante uma nova realidade que não inclui alguém (ou alguma coisa), pela qual se nutria um sentimento positivo. (Ler mais)


O seu animal de estimação coça-se? Porquê? Será alérgico?...
Dra. Maria Gabriela Álvarez Hernández - Médica Veterinária
As doenças da pele ou aquelas que podem atingir a pele são muito variadas, algumas podem provocar muita, pouca, ou nenhuma comichão. Neste artigo, analisamos as doenças da pele que afetam cães ou gatos, que se caracterizam por provocarem muita comichão. (Ler mais)



Breves

SNS gasta mais de €80 milhões com medicamentos biológicos em 2012
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, adiantou que a despesa do Serviço Nacional de Saúde com os medicamentos biológicos ultrapassou ligeiramente os 80 milhões de euros no final de 2012. (Ler mais)



OMS aconselha adultos a medir tensão arterial
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou a todos os adultos para medirem a tensão arterial, como um primeiro passo para prevenir e controlar a hipertensão, uma doença que se estima afectar cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo. (Ler mais)



Comer peixe aumenta esperança de vida nos idosos
As pessoas com mais de 65 anos com níveis elevados de ómega-3 no sangue vivem em média mais 2,2 anos do que as que têm taxas mais baixas deste ácido gordo, encontrado nalguns peixes, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine. (Ler mais)





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal