MARçO2013
ALIMENTOS ENLATADOS
Dra. Teresa São Marcos – Nutricionista
teresasaomarcos@netmadeira.com

São vulgarmente designados como enlatados, mas a verdade é que nem todos os tipos de conservas são iguais. Podemos dividi-las em dois tipos: conservas verdadeiras e semiconservas. Nas conservas verdadeiras, para garantir que não restam microrganismos nos produtos conservados, os alimentos são esterilizados a altas temperaturas, normalmente entre os 90 e os 120 graus centígrados. Depois de esterilizados, são embalados em caixas de metal ou em frascos de vidro, suficientemente estanques para garantir a sua não-deterioração por longos períodos de tempo. 

A duração deste tipo de conserva pode prolongar-se por vários anos, durante os quais os alimentos mantêm todas as características originais, desde que armazenados nas condições apropriadas – local seco, fresco e com pouca luz. 

As semiconservas não estão sujeitas a processos de esterilização completa, como no caso das conservas verdadeiras, mas apenas de salmoura ou de pasteurização, a temperaturas que raramente são acima dos 50 ou 60 graus centígrados. Assim, apenas os microrganismos mais perigosos são eliminados. No geral, têm uma duração mais curta do que as conservas verdadeiras e, ao contrário destas, as semiconservas devem ser armazenadas no frigorífico.

Generalizou-se a ideia de que os alimentos enlatados são mais pobres em nutrientes do que os frescos; isto é, que têm menos vitaminas, sais minerais, fibras, etc. No entanto, esta ideia não é totalmente correta: durante os processos de esterilização e de pasteurização, há algumas vitaminas que são destruídas, mas o período de armazenamento dos alimentos frescos também provoca, na maior parte dos casos, uma perda de vitaminas. Existem alguns alimentos frescos que, três dias depois de colhidos, têm a mesma quantidade de vitaminas que o mesmo tipo de alimentos enlatados há vários meses.

Vários estudos têm sido feitos e sabe-se hoje que o milho enlatado  tem mais 44%  de antioxidantes do que as maçarocas. Aqui, o segredo reside no processo de conservação, que promove alterações nos grãos de milho, melhorando as suas propriedades nutritivas. Para além do milho, as conservas de peixe apresentam também grandes vantagens. É o caso do atum enlatado que, por ser embalado logo após a sua captura, mantém mais  as suas vitaminas e minerais. Para além do atum, também a sardinha de conserva tem mais cálcio do que a fresca, uma vez que o cálcio que estava presente na espinha da sardinha passa para a febra da mesma, através do tratamento térmico.

Os alimentos em conserva são uma alternativa prática para o consumo de determinados alimentos, no entanto devem ser consumidos com moderação, pois as quantidades de gordura e sal são habitualmente superiores às desejáveis.

Tendo em conta a sua duração, são alimentos que convém ter sempre em casa para situações de emergência.

Seguem-se alguns cuidados a ter na altura de comprar, armazenar e consumir alimentos em conserva:

- Verifique sempre o estado da embalagem: certifique-se de que não existe ferrugem, amolgadelas ou "inchaços", pois podem significar que o conteúdo da embalagem não está em bom estado; 
- Verifique sempre o prazo de validade do produto e escolha as embalagens com um prazo mais alargado;
- O armazenamento deve ser feito em local seco e fresco, evitando-se a humidade e a exposição direta ao sol;
- Para armazenar alimentos enlatados, organize as latas de modo que as mais antigas estejam na frente e as mais novas atrás. Isso evita que alguma lata fique sempre esquecida no fundo do armário;
- Verifique regularmente as latas que estão a aproximar-se da data de validade. Deixar de consumir esses alimentos em tempo útil significará desperdício;
- Antes de abrir a embalagem, limpe-a sempre com um tecido limpo. Se necessário, faça o mesmo ao abre-latas. 
- Ao abrir a embalagem, certifique-se de que não é emitido nenhum tipo de gás, a presença de gases pode significar que os alimentos estão estragados; 
- Depois de aberta a embalagem, se não consumir a totalidade do conteúdo, retire o que resta para um frasco de vidro ou outro tipo de recipiente em plástico.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal