NEWSLETTER
MARçO2013
Doença Celíaca
Dr. João Cerqueira – Farmacêutico
Estima-se que a doença celíaca afete cerca de 1% da população. Pertence ao grupo das patologias autoimunes, ou seja, neste tipo de doenças o sistema imunitário apresenta resposta contra as células e tecidos do próprio organismo. Há, pois, uma predisposição genética nesta doença. (Ler mais)


Rosácea
A Rosácea é uma doença crónica da pele, de origem multifactorial, que se caracteriza por uma vermelhidão excessiva do rosto. O Dr. Tiago Esteves, médico dermatologista, fala em entrevista acerca dos fatores ligados ao aparecimento desta doença e do seu tratamento. (Ler mais)



Alimentos enlatados
Dra. Teresa São Marcos – Nutricionista
São vulgarmente designados como enlatados, mas a verdade é que nem todos os tipos de conservas são iguais. Podemos dividi-las em dois tipos: conservas verdadeiras e semiconservas. Nas conservas verdadeiras, para garantir que não restam microrganismos nos produtos conservados, os alimentos são esterilizados a altas temperaturas. (Ler mais)


A doença de Alzheimer: o desafio dos cuidadores
Dra. Lucília Nóbrega - Psicóloga
Dra. Patrícia de Castro - Técnica Superior de Política Social
Imagine um trabalho a tempo inteiro… que para conseguir completar todas as suas tarefas diárias necessitava que as 24 horas esticassem para muitas mais…. Um trabalho em que o descanso próprio, as suas amizades, as suas atividades de tempo livre fossem, simplesmente, desaparecendo do seu dia-a-dia… (Ler mais)


O ciúme entre irmãos
Enf. Otília Barreto - Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria
 A chegada de mais um membro à família pode deixar a criança insegura e com ciúmes. O mundo que era só dela, isto é, resumia-se a ela e aos pais, passa agora a ser dividido com um novo membro, que poderá ser considerado como um intruso, principalmente em relação à atenção dos pais. (Ler mais)


Erliquiose canina
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
A erliquiose é uma doença infecciosa dos cães produzida por uma rickettsia (bactéria) e cujo vector transmissor da doença é uma carraça (Rhipicephalus sanguineus), que funciona como reservatório principal do organismo na natureza. A espécie mais comum é a Ehrlichia canis, mas também outras estirpes como a Ehrlichia platys podem estar envolvidas. (Ler mais)

Breves

Consumo excessivo de carnes processadas aumenta risco de morte prematura
Comer demasiado presunto, salsichas e outras carnes processadas aumenta o risco de morte prematura, de acordo com um estudo envolvendo mais de um milhão de pessoas em 10 países europeus, publicado na revista científica BMC Medicine. (Ler mais)



Glaucoma é principal causa de cegueira em Portugal
O glaucoma afeta cerca de 100 mil portugueses e continua a ser a principal causa de cegueira no nosso país, sobretudo devido ao diagnóstico tardio da doença, alertou Maria da Luz Freitas, coordenadora do Grupo Português do Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. (Ler mais)



Doença do Refluxo Gastroesofágico afeta 35% da população
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), que se caracteriza por um refluxo do conteúdo do estômago para o esófago, aumentando a exposição da mucosa esofágica ao ácido, e a consequentes lesões, afeta cerca de 35% dos portugueses com mais de 18 anos. (Ler mais)




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal