FEVEREIRO 2013
ESCOLHA DO CALçADO ADEQUADO
Dra. Joana Sousa – Podologista
podo.joana@gmail.com

Muitas vezes, durante a prática clínica, sou confrontada com a afirmação “estes sapatos foram tão caros e ainda assim causaram-me problemas!”. Será que a solução para uns pés saudáveis está na utilização de sapatos caros? Claro que não! Então, qual o calçado mais adequado?

Desde muito cedo que somos “bombardeados” com uma enorme variedade de sapatos, no entanto torna-se essencial saber quando dar inicio à utilização deste “instrumento” que foi concebido para proteção dos pés e que, neste momento, é muitas vezes tido como um acessório de moda, descurando o seu objetivo principal – a proteção.

Quando se compra calçado, são diversos os elementos a ter em conta e podem variar de acordo com sua a finalidade. Torna-se essencial conhecer o seu tipo de pé e, a partir daí, escolher um sapato que se adeque mais às suas necessidades. Em qualquer tipo de pé, um sapato ajustável vai proporcionar maior conforto, pois pode ser ajustado conforme as suas necessidades.

Se o que procura é um calçado para bebé, é importante saber se este já caminha, pois o calçado para bebé só deve ser utilizado a partir do momento que este demonstre vontade de dar os primeiros passos. Até esse momento, o ideal é que o bebé fique descalço (com ou sem meias), para que a formação músculo-esquelética não sofra qualquer alteração devido ao uso de calçado inadequado. O calçado para os primeiros passos deve ser leve, confortável, com sola elástica, não deve fixar o pé, mas protegê-lo de elementos externos conservando a possibilidade de movimento.

Por outro lado, se é um calçado para o trabalho que procura e se este trabalho exige proteção extra, como por exemplo botas/sapatos de biqueira de aço, o conforto não vai estar em primeiro lugar, mas sim a proteção. Ainda assim, dentro deste tipo de calçado, é importante escolher um em que o seu interior seja composto por materiais naturais, como por exemplo a palmilha em pele substituível, pois regra geral é um tipo de calçado utilizado em profissões muito exigentes, em que o pé naturalmente transpira muito e, nestes casos, se houver a possibilidade de substituir a sua palmilha regularmente, conseguimos juntar as duas funções mais importantes do calçado – proteção e conforto.

Se é para a prática desportiva o calçado que procura, lembre-se que existem inúmeras modalidades desportivas, cada uma com a sua especificidade e, como tal, cada uma com um tipo de calçado mais apropriado. Quanto mais adaptado o calçado for à modalidade, menor serão as hipóteses de lesão e melhor será o seu desempenho.

Se na sua vida não existir um tipo de calçado que seja obrigatório, aproveite e use de tudo um pouco. Tenha em conta o seu tipo de pé a adapte o calçado às suas necessidades. O importante é oferecer o maior conforto e proteção aos seus pés e adequar o tipo de calçado à ocasião, sem que para isso seja necessário optar por marcas caras, pensando que por serem caras não vão causar desconforto.

Uma dica muito importante é comprar o sapato sempre ao final do dia, pois é quando o seu pé se encontra mais edemaciado.

Lembre-se que para o seu bem-estar físico e psíquico, é essencial ter uns pés saudáveis!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal