FEVEREIRO 2013
HIDRATAçãO DA PELE
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

A pele é o maior órgão do nosso corpo e são várias as funções essenciais à nossa sobrevivência desempenhadas por este órgão, nomeadamente:
- Função barreira: funciona apenas como uma camada protectora, ao impedir a entrada de determinadas substâncias no nosso organismo, mas também nos defende dos efeitos nocivos do Sol;
- Tem também a importante função de regular a temperatura corporal;
- Recebe os estímulos de dor, prazer, quente e frio.

Ao longo da nossa vida, a pele vai sofrendo alterações: à medida que envelhecemos, perdemos gordura da camada subcutânea, a somar à menor produção de gordura com acção protectora, o que faz com que a pele seque mais facilmente; as duas camadas superficiais (epiderme e derme) tornam-se mais finas; há uma diminuição da irrigação sanguínea ao nível da derme e há perda de fibras de elastina.

Um dos principais estados da pele é a desidratação, com este a caracterizar-se pela falta de água (pele desidratada é diferente de pele seca, estes são dois estados que facilmente se confundem).

A água é um elemento essencial da nossa pele e, em condições normais, esta tem uma percentagem de água suficiente para que possa exercer as suas funções adequadamente, mas quando a água falta, a desidratação pode manifestar-se de diversas formas:
- A pele perde luminosidade e fica baça; fica sem elasticidade dando uma sensação de desconforto como que a «repuxar»; fica rugosa, áspera e a descamar, levando ao aparecimento precoce das rugas de desidratação.

Porque é que a pele fica desidratada?

- O principal agente externo agressor é o meio ambiente, através da poluição, descida de temperatura no Inverno, do vento, do ar seco (casa aquecidas e aviões), da humidade, do sol e dos raios ultravioleta (U.V.). Todos estes factores agridem a nossa barreira cutânea, danificando-a e favorecendo, dessa forma, uma maior evaporação da água;
- Algumas actividades do nosso dia-a-dia, como a higiene diária da nossa pele, podem ser fonte de agressão, quer pelo contacto excessivo com a água, quer pelo uso inadequado de produtos de higiene, nomeadamente sabonetes e géis de banho agressivos, a fricção causada pelo uso de pedra-pomes, etc. Estes pequenos gestos, aparentemente inofensivos, vão remover os lípidos da superfície da pele e vão torná-la mais vulnerável à evaporação de água;
- Uso de determinados medicamentos, nomeadamente para o tratamento do acne;
- Alterações hormonais associadas principalmente à menopausa;
- Evaporação natural da água através da pele e situações de origem interna (alterações dos elementos que constituem a epiderme).

Para evitar a desidratação e uma vez que o nível de hidratação da nossa pele não é constante ao longo do tempo, é essencial proteger e proporcionar à pele a sua dose de água diária. Para isso, devemos:
- Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia (por isso é que se diz que a hidratação surge de «dentro para fora»);
- Comer alimentos ricos em antioxidantes;
- Limpar diariamente a pele do rosto, usando produtos adequados às suas características;
- Proteger a pele da ação nociva do sol, pelo uso de protetor solar o ano todo, inclusive no Inverno (há quem defenda que o melhor creme antirrugas é o protetor solar).

Todos os tipos de pele necessitam de ser hidratados

Independentemente de se tratar de pele seca ou oleosa, é essencial hidratar a pele diariamente, pois dessa forma garantimos que há reposição da água que a pele vai perdendo ao longo do dia, o que a torna seca e baça.

A pele oleosa, pelas características que tem (grão mais espesso, excesso de brilho, poros dilatados, etc.), obriga a ter cuidados adaptados a essas características, mas aqui é importante perceber que o excesso de oleosidade não está relacionado com a quantidade de água que nela existe. Desta forma, é também importante cuidar a pele, minimizando as fontes de perda de água:

- Fazer diariamente uma limpeza profunda da pele, tonificar e fazer uma exfoliação uma a duas vezes por semana, de modo a retirar as células mortas da superfície da pele;
- Hidratar diariamente de manhã e à noite, usando os chamados produtos «oil-free», que simultaneamente hidratam a pele e controlam a excessiva produção de sebo.

Já na pele seca, a desidratação incide com maior frequência, pois além de todos os fatores já referidos, na pele seca há uma produção de gordura insuficiente pelas glândulas sebáceas, reduzindo o filme hidrolipídico e a oleosidade natural da pele, essenciais na retenção de água.

Como tal, os cuidados a ter incluem:
- Limpar a pele diariamente com produtos suaves, tonificar e exfoliar no máximo de 15 em 15 dias;
- Hidratar a pele diariamente de manhã e à noite, usando produtos nutritivos;
- Usar diariamente protector solar;
- Na pele seca, é ainda importante referir que se deve evitar tomar banhos com água muito quente e preferir sempre sabonetes neutros e suaves.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal