JANEIRO 2013
SUMOS DE FRUTA
Dr. Ricardo Oliveira - Nutricionista 
nutricardo@gmail.com

O aproveitamento das frutas excedentárias de uma agricultura mais intensiva e a condicionante da comercialização de um alimento embalado (aspeto, sabor, tempo de prateleira, etc.) exigem da indústria alimentar soluções que consigam aproximar o produto final (sumo) da sua origem (fruta fresca inteira). Na maioria dos casos, o produto final está longe de manter as propriedades do fruto original e esta colagem entre o sumo e o fruto tem um custo associado. Feitas as contas, o consumidor preferirá optar por fruta, ao invés de um pacote de sumos.

Quando se combina fruta fresca inteira com água, sem adicionar açúcar, triturando-se sem rejeitar a sua polpa, obtém-se o sumo de fruta natural. A utilização de uma liquidificadora ajuda a misturar os sabores das frutas e se optar por não descascar, quando bebido de imediato, mantém a fibra e o restante valor nutricional da fruta inteira (as vitaminas oxidam à medida que o tempo passa). Caso utilize outro aparelho que separe a polpa do sumo da fruta, procure consumi-la com iogurte ou queijo fresco de forma a não desperdiçar estes nutrientes essenciais.

Os sumos variam de acordo com a sua composição em fruta e açúcar. Os refrigerantes são bebidas em que a quantidade de sumo ou polpa de fruta é inferior a 25%, sendo a restante porção água, açúcar e aditivos químicos. Os refrigerantes podem ser ou não gaseificados. 

Atenção, a presença de gás na bebida não é responsável pelas calorias, mas sim, a quantidade de açúcar. As bebidas com ou sem gás engordam do mesmo modo, desde que contenham quantidades idênticas de açúcar. O facto de beber um sumo à refeição, sem gás, não diminui o aporte calórico. Se considerarmos que alguns refrigerantes contêm em média 120g de açúcar por litro, o que perfaz 15 pacotes de açúcar, significa que um copo de 330 ml fornece cinco pacotes. O sabor adocicado do sumo é apenas tolerado quando refrigerado e na presença de gás ou aromas. 

Os néctares têm 25% a 50% de sumo ou polpa de fruta, diluídos em água e açúcar sem aditivos químicos. A presença da polpa na maioria dos néctares torna esta escolha vantajosa, com o único inconveniente da quantidade de açúcar ser elevada.

Nos sumos com denominação “light”, o açúcar adicionado é substituído por adoçantes/edulcorantes o que faz baixar o valor calórico. O sumo 100% é na realidade exclusivamente sumo sem adição de açúcar, mas sem a polpa da fruta. Mais recentemente, o mercado conta com os sumos 100% com polpa e sem açúcar, tornando-se o mais próximo da fruta. 

Conclusão, “quem vê caras não vê corações” e a leitura atenta do rótulo, em especial da lista de ingredientes e tabela de composição nutricional, dão as indicações necessárias. A terminologia utilizada como denominação de venda na embalagem é o ponto de partida e o passo seguinte será verificar o teor de fruta utilizado na bebida. A confirmação do teor de fruta é essencial para dar o último passo, a quantidade de açúcar adicionado pelo fabricante na preparação da bebida.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal