JANEIRO 2013
COMO CRIAR UM CACHORRO óRFãO
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
vetfunchal@mail.telepac.pt

Cuidar de um cachorro órfão é uma experiência nobre e gratificante. A ligação que irá ocorrer nos primeiros dias, provavelmente durará para o resto da vida. No entanto, os filhotes órfãos são muito frágeis, criá-los requer paciência, persistência e a consciência da necessidade de ultrapassar numerosos e difíceis obstáculos, por isso não fique desapontado se não for bem-sucedido. 

Vários problemas críticos existem quando cuidamos de filhotes órfãos. Entre eles estão o aquecimento, a desidratação e a hipoglicemia. Estes problemas estão inter-relacionados e podem muitas vezes existir simultaneamente. Observação atenta e intervenção imediata ao aparecimento destes sintomas são essenciais para a sobrevivência. É claro, a alimentação correta do filhote órfão é também extremamente importante.

Um cachorro dissipa o calor do seu corpo de uma forma muito mais rápida do que um cão adulto. O filhote recém- nascido depende do calor radiante da sua mãe para o ajudar a manter a temperatura corporal. Na ausência da mãe, vários métodos de fornecimento de calor, tais como incubadoras, lâmpadas de aquecimento, ou bolsas de água quente, podem ser utilizados. A temperatura rectal de um cachorro recém-nascido varia entre 35ºC a 37,2ºC na primeira semana, 36,1ºC a 37,8ºC na segunda e terceira semanas, e alcança a temperatura normal de um adulto, de 37,8ºC a 38,9ºC, na quarta semana. 

A queda da temperatura rectal abaixo dos 34,3ºC, constitui um risco para a vida do animal. Portanto, intervenção imediata é necessária para fornecer o calor que o filhote precisa para sobreviver. Durante os primeiros quatro dias da sua vida, o filhote órfão deve ser mantido em uma temperatura ambiente entre 29,4ºC a 32,2ºC. Esta pode ser gradualmente reduzida para 26,7ºC, entre o sétimo e o décimo dia, e para 22,2ºC até ao fim da quarta semana. Se a ninhada for grande, a temperatura não precisa de ser tão elevada.

A falta de ingestão de líquidos de uma forma regular ou a exposição do cachorro a um ambiente de baixa humidade pode facilmente resultar na sua desidratação. Os sinais de desidratação são a perda de elasticidade da pele e mucosa oral (gengivas) seca. Uma humidade ambiente relativa de 55% a 65% é suficiente para evitar a secagem da pele num cachorro recém-nascido. 

Os sinais de hipoglicemia (diminuição anormal do açúcar no sangue) são: depressão severa, espasmos musculares e, por vezes, convulsões. Se um cachorro mostra estes sintomas, uma solução contendo glicose terá que ser administrada. Algumas gotas de mel sob a língua podem salvar vidas.

A nutrição para os órfãos recém-nascidos deve ser fornecida por um substituto comercial do leite canino até que os filhotes tenham cerca de três semanas de idade. Nessa idade, os filhotes estão prontos para começar a mordiscar alimentos sólidos humedecidos. Quando não se tem um substituto do leite, pode numa situação de emergência, utilizar a seguinte receita caseira: uma chávena de leite de vaca meio gordo, uma colher de sobremesa de mel, uma pitada de sal, três gemas de ovo, misturando tudo uniformemente. Como o recém-nascido pode ter problemas para manter a sua temperatura corporal, o substituto do leite deve ser aquecido entre os 35ºC a 37,8ºC. Teste a temperatura do leite sobre um dos antebraços (como para os bebés). À medida que os filhotes crescem, o leite pode ser administrado à temperatura ambiente. Devem ser efetuadas pelo menos quatro refeições diárias. Seis ou mais mamadas podem ser necessárias se o cachorro é pequeno ou fraco.

A área genital do filhote deve ser estimulada, após a alimentação, com um pano ou bola de algodão húmidos, para desencadear a micção e a defecação. Este procedimento deve efetuar-se durante as primeiras duas semanas. Se não se fizer, corre-se o risco do cachorro ficar obstipado.

Por volta das três semanas, o filhote pode começar a comer comida do prato juntamente com o substituto do leite. A papa pode ser feita por mistura completa de um alimento de cachorro (enlatado ou seco) com o sucedâneo de leite para atingir a consistência de um batido de leite. Às quatro semanas e meia, o filhote órfão pode já consumir alimento sólido humedecido em quantidade suficiente para satisfazer as suas necessidades.

Para terminar, não quero deixar de desejar a todos os leitores um Feliz Ano Novo.  



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal