DEZEMBRO 2012
SANGRAMENTO NASAL
Enf. Nicolle Candelária -  Especialista em Saúde Infantil e Pediatria 
niccandelaria@gmail.com

Epistaxis é a hemorragia nasal provocada pela ruptura de vasos sanguíneos da mucosa do nariz. Caracteriza-se pela saída de sangue pelo nariz, por vezes abundante e persistente. 
Se a hemorragia é grande, o sangue pode sair também pela boca.

Porque acontece?

O revestimento interno do nariz tem uma mucosa muito fina e delicada, que apresenta uma enorme rede de vasos sanguíneos, o que a torna mais susceptível a hemorragias. As principais causas são devido a traumatismos e a irritação nasal (ex.: sinusite, rinite). 

Temperaturas elevadas, exposição ao Sol e ar quente e seco também podem potenciar a epistaxis quando associadas às causas anteriores.

O que fazer?

- Sentar a criança com o tronco ligeiramente inclinado para a frente para evitar que o sangue escorra para a garganta e seja engolido;

- Pedir para ela respirar através da boca; (antigamente existia a crença de que, para parar uma hemorragia nasal, se devia inclinar a cabeça para trás e elevar um braço. Contudo, não há qualquer fundamento em relação a isso sendo que até pode ser prejudicial).

- Comprimir com o dedo a narina que sangra durante uns cinco minutos;

- Aplicar gelo exteriormente ou compressas frias para reduzir o fluxo sanguíneo;
 (o gelo deve estar devidamente envolvido numa toalha ou pano, e deve ser aplicado no nariz abrangendo um pouco a região da face ao lado do nariz que se chama - malares);
- Se a hemorragia não parar, introduzir na narina que sangra um tampão coagulante ("spongostan", por exemplo) fazendo pressão para que a cavidade nasal fique bem preenchida.
 - Depois de alguns minutos, solte o nariz vagarosamente, mas não assoe. 

Após a hemorragia ter parado a criança deverá repousar e evitar esforços, como por exemplo assoar-se.

Se a hemorragia persistir mais que dez minutos, transportar a criança para o hospital.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal