DEZEMBRO 2012
DEIXAR DE FUMAR FAZ AUMENTAR DE PESO?
Dr. Miguel Andrade – Nutricionista
jmiguelandrade@gmail.com

O tabaco é uma droga e, como tal, provoca dependência física e psíquica, sendo um fator de risco de muitas doenças. É frequente o aparecimento de alguns efeitos quando o fumador tenta deixar de fumar: dificuldade de concentração, insónias, maior ansiedade, irritabilidade, obstipação, aumento de apetite e de peso.

De acordo com alguns estudos científicos, os fumadores que apresentam maior dificuldade em parar de fumar são os indivíduos que têm receio de ganhar peso (sobretudo as mulheres) e aqueles que revelam maior grau de dependência tabágica (mais de 20 cigarros por dia). 

Normalmente, o ex-fumador fica com mais vontade de comer pois já não inala substâncias inibidoras do apetite. Por outro lado, em momentos de maior ansiedade é frequente a substituição do ato de fumar pelo ato de comer (preferencialmente doces), como forma de gratificação oral. Quando um indivíduo deixa de fumar, o seu metabolismo basal (a energia que o organismo gasta em estado em repouso) volta a normalizar (há maior gasto quando é fumador). Para além disto, a melhoria dos sentidos (olfato e paladar) permite saborear melhor os alimentos, o que poderá contribuir para o aumento da ingestão calórica.

Estima-se que a média de aumento de peso é de 4-7kg e os primeiros seis meses são o período de maior ganho ponderal, a partir do qual o peso estabiliza. Há casos de indivíduos que voltam ao seu peso inicial após um ano de abstinência. 

Para os fumadores com receio de engordar e que, deste modo, não querem parar de fumar, é aconselhado participar num programa de controlo de peso antes de iniciar a cessação tabágica. Este programa tem como objetivo aumentar os níveis de confiança do fumador e consiste em sessões de educação alimentar, em que se pretende ensinar e promover uma alimentação saudável.

Cuidados alimentares

O ex-fumador necessita de seguir as recomendações gerais de uma alimentação saudável. Deve beber muitos líquidos (água, chás, infusões), ter uma boa ingestão de alimentos ricos em fibra (hortícolas, fruta, leguminosas, produtos integrais) e vitamina C (coadjuvante na desintoxicação tabágica). O tomate, o kiwi, os frutos silvestres e os citrinos são alguns exemplos de alimentos ricos nesta vitamina. Em situações de maior apetite, deve optar por petiscar alimentos pouco calóricos como por exemplo: cenoura, tomate, pepino, morangos, melancia, melão, tremoços, ou pipocas simples. Por outro lado, as restrições alimentares nos ex-fumadores devem ser feitas com precaução para evitar desequilíbrios nutricionais e não provocar recaídas.

Quando se deixa de fumar, o olfato e o paladar ficam mais apurados, sendo excelente ocasião para se apreciar o gosto natural dos alimentos crus ou confeccionados sem gordura, pouco sal, e uso de ervas aromáticas. 

Se é fumador e pretende deixar de fumar, saiba como ter apoio da consulta multidisciplinar de Cessação Tabágica no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (RAM).


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal