NOVEMBRO 2012
PREVENçãO DE DOENçAS DE OUTONO E INVERNO
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
ana.ramos@farmaciadocanico.pt

Não é o frio que nos leva a ficar doentes, mas sim o contacto com vírus e bactérias presentes no ambiente. O sistema respiratório é o principal alvo de acção destes vírus, que aproveitam ambientes fechados, com maior concentração de pessoas, para proliferarem. Estes vírus e bactérias são transmitidos por pequenas gotículas expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo falar, além do contacto directo com superfícies contaminadas por secreções de pessoas doentes.

As gripes, constipações, bronquites são algumas doenças mais comuns entre os meses de Setembro e Abril. A sua frequência deve-se principalmente à facilidade de transmissão durante estes meses, pois para além de haver uma maior convivência de pessoas em espaços fechados, as mucosas ficam mais fragilizadas pela diminuição da produção de muco, devido a um ambiente mais seco, frio e com alterações bruscas de temperatura.

Nem sempre é possível evitar completamente uma gripe ou uma constipação, mas existem algumas acções que podem ajudam a reduzir o risco. 

- Lavar frequente as mãos: lavar as mãos antes de comer, depois de espirrar ou de tossir, de assoar o nariz é uma acção simples e eficaz para evitar a propagação de muitas doenças transmissíveis.  Está indicada a utilização de gel desinfectante para desinfectar as mãos quando não existe um lavatório por perto. Estudos indicam que o uso de sabões antimicrobianos não tem vantagens relativamente a outros mais comuns.
- Vacina da gripe: a vacina da gripe provoca uma resposta do organismo na produção de anticorpos que vão reconhecer o vírus numa situação de infecção. Todos os grupos de risco devem ser vacinados anualmente, pois todos os anos o vírus da gripe sofre alterações e a vacina da gripe sofre também actualizações.
- Alimentação saudável e equilibrada: uma alimentação rica em vitaminas e minerais reforça o sistema imunitário. Embora os suplementos alimentares não tragam benefícios na prevenção de uma gripe ou constipação, estudos indicam que ajudam a manter o sistema imunitário mais saudável e assim, quanto melhor o nosso organismo estiver, mais eficazmente combate uma situação de doença.
- Manter as narinas limpas: limpeza diária com soro fisiológico ajuda a manter as narinas limpas, evitando a entrada de microrganismos indesejáveis. 
- Exercício físico: a manutenção de uma actividade física estimula o sistema imunitário, tornando-o mais resistente.
- Ventilação de espaços fechados: abrir as janelas, durante alguns minutos, para renovação do ar, depois, fechá-las bem, de forma a manter uma temperatura agradável e estável. Todas as divisões da casa devem manter a mesma temperatura para evitar mudanças bruscas de temperatura entre os diversos compartimentos. Evitar temperaturas extremas, muito baixas ou muito elevadas.
- Cobrir a boca e o nariz sempre que tossir ou espirrar.
- Crianças doentes com febre devem ficar em casa para melhorar a sua recuperação e evitar a transmissão da doença.

Os principais cuidados a adoptar na prevenção destas doenças passam pelo aumento dos cuidados de higiene, lavar as mãos com frequência, usar lenços descartáveis e procurar manter o ambiente ventilado e iluminado com a luz solar.

Numa situação de doença, não fazer automedicação. A maior parte destas doenças de Inverno são autolimitadas ou seja, evoluem para a cura em poucos dias, sendo por isso necessário uma intervenção ao nível do alívio dos sintomas, nomeadamente: beber muita água, fluidificar as secreções nasais, repouso domiciliário, optar por uma dieta de fácil digestão e tomar analgésicos (paracetamol) se houver dores ou febre e descongestionantes nasais, em caso de obstrução nasal. 

No caso de persistência dos sintomas ou agravamento dos mesmos deverá consultar o médico ou o farmacêutico.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal