NEWSLETTER
NOVEMBRO 2012
Prevenção de Doenças de Outono e Inverno
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
Não é o frio que nos leva a ficar doentes, mas sim o contacto com vírus e bactérias presentes no ambiente. O sistema respiratório é o principal alvo de acção destes vírus, que aproveitam ambientes fechados, com maior concentração de pessoas, para proliferarem. Estes vírus e bactérias são transmitidos por pequenas gotículas expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo falar, além do contacto directo com superfícies contaminadas. (Ler mais)

Dengue
O dengue é um vírus que se transmite através da picada do mosquito Aedes aegypti, e que tem vindo a gerar uma preocupação crescente na Região Autónoma da Madeira. A Dra. Maria Alice Romão, médica especialista em Saúde Pública e Delegada de Saúde para o Município de Santa Cruz, fala em entrevista acerca desta doença, com destaque para os sinais e sintomas que podem ajudar a identificar precocemente a doença. (Ler mais)


Prevenção de acidentes
Dra. Patrícia Caires – Psicóloga
Recorde-se do tempo em que era uma criança. Ou então, lembre-se talvez do tempo em que criou os seus próprios filhos. Uma das primeiras lições que aprendeu ou que transmitiu aos seus, é a competência da auto-preservação. E, conforme se lembra, essa lição começou com a educação e consciencialização. Os idosos não são crianças, nem devem ser tratados como tal. Mas o envelhecimento e a doença leva-os a encarar a segurança de outra forma. (Ler mais)


Pé plano 
Dra. Joana Sousa – Podologista
O pé plano define-se por ausência ou abatimento do arco longitudinal interno (arcada plantar), uma malformação muito comum que, além de provocar dores locais, pode ter repercussões noutros sectores do corpo humano. Embora possa ser provocado por inúmeros problemas, geralmente é uma patologia causada por uma excessiva laxidez ligamentar do pé. (Ler mais)


Os superalimentos, super heróis! 
Dra. Nádia Brazão – Nutricionista
Tentar explicar que, hoje em dia, os alimentos que ingerimos diariamente não são assim tão inócuos quanto desejamos, ou que a alimentação sofreu imenso com a industrialização, seria apenas uma revisão da matéria! A verdade é que todas estas mudanças trouxeram inúmeros benefícios para o nosso dia-a-dia: desde refeições mais rápidas, dietas pré-empacotadas, refeições menos pensadas e até mais saborosas. (Ler mais)


Fisioterapia e a Incontinência Urinária
Dra. Nélia Paulino – Fisioterapeuta
Nos dias de hoje, a problemática da incontinência urinária assume, cada vez mais, um maior destaque. A International Continence Society (2002) define incontinência urinária como qualquer perda involuntária de urina, objetivamente demonstrável com um grau de severidade que se torna num problema social e higiénico. (Ler mais)


Breves

Actividade física regular pode reduzir risco de demência
A prática regular de actividade física pode ajudar os idosos a reduzir o risco de ficarem dementes, de acordo com um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores, liderada pela portuguesa Ana Verdelho, e publicado na revista da Associação Americana do Coração. (Ler mais)



Governo prevê gastar menos 170 milhões em medicamentos hospitalares
O Governo espera que o custo médio com medicamentos hospitalares desça este ano 170 milhões de euros, o correspondente a uma diminuição de 17%, de acordo com informações avançadas por Manuel Teixeira, secretário de Estado da Saúde. (Ler mais)



Hipertensão pode causar danos cerebrais a partir dos 40 anos
A hipertensão arterial poderá danificar a estrutura e função do cérebro a partir dos 40 anos de idade se não for controlada, de acordo com um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, publicado na revista médica "The Lancet Neurology". (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal