OUTUBRO 2012
BARRIGUINHA LISA NãO CHEGA! MELHORE OS SEUS ABDOMINAIS
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Se estivermos atentos às novidades das actividades/aulas principalmente no âmbito dos ginásios, observamos que, hoje em dia, a grande maioria das aulas se foca nos exercícios abdominais.

Antes de falarmos dos benefícios e exemplos de alguns exercícios, vamos falar sobre a musculatura abdominal. O nosso corpo é constituido por vários sistemas, possuindo cada um deles funções importantes e com a união desses sistemas, o nosso corpo produz vários tipos de movimentos, que podem ou não actuar de forma negativa, nomeadamente sobre a coluna vertebral e, consequentemente, sobre todo o organismo. 

Podemos observar que, entre a caixa torácica e a zona pélvica, existe um espaço, ocupado por vísceras pesadas, não existindo nenhum segmento ósseo de sustentação em torno delas. Parte do nosso peso corporal encontra-se em equilíbrio estável sobre a coluna lombar, daí a grande importância da musculatura abdominal ser exercitada, pois ela reveste a parede anterior, posterior e lateral do abdómen.

Os músculos abdominais fazem parte da região antero-lateral do tronco e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos,  oblíquos internos e o transverso abdominal. O reto abdominal é um músculo longo e superficial. Os outros três músculos são dispostos na região lateral do tronco, sendo o oblíquo externo o mais superficial e o transverso abdominal, o mais profundo. 

Esses músculos apresentam grande importância na estabilização da coluna lombar e no controlo do posicionamento do tronco. Devemos ter em mente que a nossa coluna é uma das estruturas que fazem parte do normalmente denominado “core” e, por isso, a estabilização desta região influenciará no posicionamento e movimentação dos segmentos mais distais do corpo, como os membros superiores e inferiores. Desta forma, o fortalecimento adequado dos abdominais favorece a biomecânica correta dos membros inferiores, como por exemplo durante a corrida. 

É muito comum escutarmos que o fortalecimento dos abdominais é importante para a correcção, postura, etc., mas muitas pessoas não sabem o que está por trás desta afirmação. Se pensarmos no assunto, tem alguma lógica a importância que damos a estes músculos: por detrás da parede abdominal, encontram-se partes vitais do nosso organismo, portanto os exercícios abdominais ajudam a manutenção da tonificação muscular desta região do corpo, evitando a degeneração das fibras que acabam por relaxar devido à pressão e ao peso dos órgãos. 

Porquê trabalhar e fortalecer a zona abdominal?

Os movimentos do corpo provêm da ação da gravidade e da contração muscular. Músculos e ossos formam um sistema de alavancas que produzem os movimentos. Atenção, que os abdominais são responsáveis por grande parte dos movimentos e manutenção da postura do ser humano, dado manterem o tronco “ereto”, evitando a diminuição das funções orgânicas. Quando a nossa musculatura abdominal é fraca, dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias, o surgimento de hemorroidas, etc.. Provoca também a oscilação pronunciada da pélvis e isto prejudica, por exemplo, o desenvolvimento da corrida. Os músculos abdominais, quando não trabalhados, fazem com que o estomago fique dilatado, por não encontrar resistência, podendo dar asas a que o individuo passe a ingerir mais alimentos, podendo originar alguma obesidade.

Os exercícios abdominais promovem a saúde e também a estética

É sabido que a maioria das pessoas pratica os exercícios abdominais de forma inadequada, principalmente se compararmos com outros grupos musculares. Isto porque pessoas de ambos os sexos dão muita importância à redução das gorduras localizadas nessa região, uma vez que a aparência é vista como uma forma de satisfazer os seus desejos e de mostrar uma imagem confiante. A maioria dos indivíduos gostaria de ter abdominais lisos, vigorosos e definidos. 

A questão estética acaba por motivar as pessoas a fazer algo pelos seus abdominais, contudo, muitas pessoas dedicam-se exclusivamente a tentar perder a gordura da zona abdominal, sem se preocupar em tonificar e fortalecer a mesma.

Atenção, que a gordura acumula-se em forma de capa e para que esta não se exceda, devemos fazer exercícios abdominais. A redução do tecido gorduroso no abdómen ocorre quando fazemos corridas longas e lentas, caminhadas e exercícios abdominais.

O objetivo dos exercícios abdominais é o fortalecimento dos músculos da parede abdominal e não o emagrecimento. A sua prática regular, de braço dado com uma atividade física aeróbica (caminhar, correr, pedalar, nadar) e uma boa alimentação, é a conjugação perfeita.

Exercicios/ Programa de Treino

Existem vários programas de treino disponíveis, cada qual com um objetivo específico. Alguns visam a redução de peso, outros o fortalecimento muscular, e outros ainda, o aumento da condição física. Mas todos devem incluir algum tipo de exercícios abdominais, e estes devem ter um padrão de execução correta, de maneira a serem seguro e efetivos, caso contrário, podem ser lesivos para a coluna.

Para um músculo se tornar mais forte, deve ser mais trabalhado do que nas atividades diárias. Sendo assim, precisamos decidir a ordem do exercício, o tipo, a sua duração, intervalo, frequência e intensidade. Relativamente à ordem do exercício, sugerimos que estimule primeiramente os músculos abdominais mais profundos. O tipo de exercício varia conforme a necessidade da pessoa, pois deve levar em conta as suas limitações e problemas posturais. A duração da atividade está relacionada com o plano do seu treino (intenção do exercício) e a sua disponibilidade. 

Ao criarmos um programa de exercícios abdominais, este deve sempre respeitar a individualidade biológica do praticante, com a finalidade de trazer benefícios para a saúde e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal