OUTUBRO 2012
ESTRIAS: é POSSíVEL “APAGAR” ESTAS LINHAS INDESEJáVEIS?
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt

As estrias constituem uma grande preocupação para o sexo feminino, apesar de poderem surgir em ambos os sexos. São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1cm a vários centímetros de extensão, e a pele na área afetada possui uma consistência frouxa.

Surgem principalmente nas coxas, nádegas, dorso do tronco (homens), abdómen e seios (gravidez). Na puberdade, as estrias tendem a surgir nas coxas, anca, seios e nádegas. Sendo as estrias uma característica física indesejável, é essencial o entendimento das suas causas para que se possa tentar prevenir o seu aparecimento.

As causas das estrias

O ganho de peso, a gravidez, o excesso de exercício físico, o uso prolongado e em altas doses de corticoides ou o crescimento rápido, são exemplos de fatores que conduzem a um rompimento das fibras elásticas da derme (camada intermédia da pele) surgindo, consequentemente, as estrias.

A predisposição genética é um outro fator determinante na formação das estrias - algumas pessoas possuem estrias mesmo quando existe pouca distensão da pele, e outras nem as desenvolvem em situações de grande estiramento cutâneo, como na gravidez.

Evolução da formação das estrias

Identificar a estria logo no início da sua formação é muito importante, na medida em que um tratamento precoce é mais eficaz.
 
Estrias vermelhas: fase inicial e inflamatória, correspondendo à melhor altura para realizar os tratamentos, uma vez que as células ainda possuem maior capacidade de regeneração. O sucesso do tratamento é de quase 100%.
Estrias arroxeadas: estágio seguinte da evolução da formação da estria. O sucesso do tratamento é de cerca 70%.
Estrias brancas: estrias mais antigas que, com o tratamento, podem reduzir de tamanho, tornando-se menos visíveis, mas nunca desaparecendo totalmente. Em pessoas de pele morena, as estrias podem ser mais escuras do que a pele sã. 

Prevenção e tratamento

As estrias são lesões irreversíveis e não existe um tratamento que faça a pele adquirir o aspeto anterior. No entanto, se as estrias não forem tratadas, irão persistir indefinidamente, não desaparecendo espontaneamente. O tratamento visa melhorar a estética da pele, estimulando a formação de tecido colagénio nas lesões.
Se pretende prevenir o aparecimento de estrias, tenha um estilo de vida saudável! Por exemplo, beba pelo menos oito copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros), mantenha a pele hidratada, evite engordar demais e rapidamente, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, realize exercício físico de forma regular e adequada (evite ganhar massa muscular de forma rápida), não fume, evite a exposição excessiva ao sol, entre outras medidas.
Hidrate de forma intensa a sua pele com cremes e loções hidratantes: ajuda a melhorar a elasticidade da pele e reduz o impacto de um estiramento da pele. A aplicação de ácido retinóico (manipulado ou industrializado) pode ser uma grande aliada se realizada uma vez por dia e em casos de pessoas com historial familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve consultar um especialista em Dermatologia.
Recorra à Vitamina C e Alfa Hidroxiacidos (AHA) (estes últimos são componentes naturais de alimentos e introduzidos nos produtos cosméticos): são regeneradores, ativando o processo de exfoliação cutânea, quase como um peeling muito suave e contínuo, conferindo à pele uma textura mais suave e uniforme. Constituem uma opção não tão eficiente, mas causam menos efeitos colaterais, podendo o seu uso ser muito útil na gravidez.
Conheça os procedimentos médicos junto de um especialista em Dermatologia: peelings, subcisão, dermoabrasão, intradermoterapia, alguns tipos de ácidos e o laser são exemplos de tratamentos para as estrias. 

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, a aplicação de óleo de amêndoas doces não previne o aparecimento das estrias. As estrias constituem um problema mais profundo e requerem uma prevenção com produtos específicos e um tratamento adequado e assistido por um especialista.

Bibliografia:

http://dermatologia.net/novo/base/doencas/estrias.shtml
http://www.tratamentodeestrias.com/
http://activa.sapo.pt/belezaesaude/corpo/2012/04/17/estrias-o-que-precisa-de-saber
http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/07/03/estrias-saiba-o-que-realmente-funciona-para-dar-fim-a-essas-linhas-indesejaveis.htm


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal