AGOSTO 2012
CIRCUITO FUNCIONAL
Dr. Nuno Rodrigues – Lic. Educação Física e Desporto
ondarevital@galoresort.com

O circuito funcional é a conjugação do Treino Funcional e do Treino intervalado. É uma aula de grupo que tem sido muito solicitada nos ginásios devido aos seus objetivos intrínsecos, nomeadamente o desenvolvimento da capacidade desportiva geral, aumento do gasto calórico, aumento do metabolismo e aumento da mobilidade geral, através de exercícios adaptados à capacidade física individual. Nesta aula são usados uma panóplia de “gadgets”, incluindo cordas, elásticos, halteres, TRX, kettlebell, bosu, lebert, bola suíça, etc.        

O que é o treino funcional (TF)?
O treino funcional tem-se tornado muito popular na área do “fitness”. Em muitos aspetos, o treino de força funcional deve ser pensado em termos de um contínuo movimento (integrado). Como seres humanos, realizamos uma ampla gama de atividades motoras, como andar, correr, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer, virar, subir. Todas essas atividades envolvem movimentos suaves e rítmicos nos três planos, do movimento sagital, frontal e transversal. O treino funcional imita os movimentos reais e quotidianos e a sua origem remonta ao treino de alto rendimento. 

O treino para melhorar a força funcional envolve mais do que simplesmente aumentar a capacidade de produção de força de um músculo ou grupo muscular. Pelo contrário, requer treino para melhorar a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular. Os exercícios realizados na maioria das máquinas tradicionais de musculação são movimentos analíticos em condições controladas, isolando os músculos solicitados, ao contrário dos princípios do treino funcional. Embora possa ser verdade que os movimentos tradicionais, baseados em máquinas de musculação, não são a melhor maneira de transferir para o mundo real, isso não significa que esses exercícios não devem ser uma parte de um programa de treino.

Por exemplo, "não-funcional", o exercício analítico pode desempenhar um papel fundamental para ajudar a fortalecer um "elo fraco" que uma pessoa possa ter, para restaurar o equilíbrio muscular adequado. Para além disso, fazer esse tipo de exercício pode permitir que uma pessoa se sinta mais segura e atinja uma maior eficiência ao participar no treino de atividades funcionais, reduzindo ao mesmo tempo o risco de lesões.

O treino integrado solicita uma participação muscular em cadeia, uma vez que são recrutados vários músculos na realização do movimento.

Benefícios do treino funcional
O treino funcional permite trabalhar todos os músculos do corpo e apresenta muitos benefícios, entre os quais os seguintes:
- Fortalece a zona abdominal e lombar;
- Contribui para a perda de massa gorda;
- Previne lesões musculares;
- Reduz a sensação de fadiga no dia-a-dia;
- Recupera a agilidade;
- Fortalece a musculatura.

O que é o treino intervalado TI de alta intensidade (HIIT)?
O treino intervalado TI de alta intensidade, ou “High Intensity Interval Training” (HIIT) tornou-se um método de treino cada vez mais popular, devido à sua forma de queimar calorias de modo eficaz para a maioria das pessoas. 

O TI pode ser aplicado na corrida ou em exercícios como agachamento. É considerado muito mais eficaz do que o cárdio normal, porque a intensidade é maior e faz aumentar tanto a resistência aeróbica como a anaeróbica, enquanto gasta mais gorduras.

De acordo com estudos, o TI permite queimar tecido adiposo de forma até 50% mais eficiente que os exercícios de baixa intensidade. Também acelera o metabolismo e assim ajuda a queimar mais calorias durante o dia. Melhora o metabolismo das gorduras e capacidade oxidativa dos músculos, aumentando desta forma o conteúdo de glicogénio em repouso e reduzindo a taxa de uso durante o esforço. 

A Frequência Cardíaca (batimentos por minuto) é elevada a intensidades próximas da FC máxima por períodos curtos, intercalando com exercícios de baixa intensidade ou repouso, propiciando deste modo o aumento do metabolismo.   

Em suma, é uma boa alternativa para quem tem dificuldade em reduzir a sua gordura corporal e aumentar a sua performance, quer numa aula de Circuito Funcional quer aplicando estes métodos no treino do dia-dia. Deve ter sempre em atenção que a consulta de um profissional qualificado é fundamental no que diz respeito à inclusão deste método de treino.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal