NEWSLETTER
JUNHO 2012
O uso de medicamentos genéricos
Dr. João Marques – Farmacêutico
Entrou em vigor, no passado dia 1 de Junho, a Portaria nº 137-A/2012 de 11 de Maio, que estabelece as regras de prescrição e dispensa de medicamentos. Esta portaria integra-se na actual política de incentivo do uso dos medicamentos genéricos e vem aproximar o território continental da prática já em vigor na Região Autónoma da Madeira. (Ler mais)


Anemia
Dra. Sónia Gonçalves – Farmacêutica
Os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas e o plasma constituem o sangue. No interior dos glóbulos vermelhos, encontra-se a hemoglobina, uma proteína rica em ferro, responsável pela cor dos mesmos, essencial ao processo de transporte do oxigénio dos pulmões para o resto do organismo e remoção do dióxido de carbono. (Ler mais)


Cirurgia Estética
A cirurgia plástica divide-se em dois grandes ramos: a cirurgia plástica reconstrutiva e a cirurgia estética. O Dr. Manuel Figueiroa, Cirurgião Plástico, Director do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital do Funchal, fala em entrevista sobre os tipos de cirurgias mais procurados e de como os mesmos podem contribuir para a qualidade de vida dos pacientes. (Ler mais)


Envelhecimento Activo para uma Vida Saudável!
Dra. Dina Camacho e Dra. Nélia Paulino – Fisioterapeutas
Portugal antecipa um crescimento da população idosa, sendo que até 2050 a mesma duplicará, atingindo os 31,9% e a esperança média de vida à nascença será, para a mesma data, 87,7 anos para o sexo feminino e 82,7 anos para o sexo masculino. O constante aumento da esperança média de vida tem conduzido ao aumento da prevalência de situações de cronicidade e incapacidade. (Ler mais)


O desafio de quem cuida de crianças com alergia alimentar
Enf. Fernanda Vila
Todos nós idealizamos um filho perfeito. Passamos mais ou menos nove meses a sonhar. De que cor serão os olhos, os cabelos, a quem se parecerá, terá bom feitio, será atleta? Será inteligente, será menino, ou menina? Chega finalmente esse dia tão esperado e eis que supera todas as nossas expectativas! É o ser mais lindo na face da terra! (Ler mais)


Exercício para idosos é um sucesso
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
É necessário desmistificar a relação entre exercício físico e a população idosa, que hoje em dia ainda não se encontra totalmente esclarecida no seio da sociedade. Que tipo de alterações o idoso vai sofrendo com os passar dos anos? O exercício ajuda? É seguro? Estas são algumas das questões que muitas pessoas gostariam de ver esclarecidas e a que tentaremos responder. (Ler mais)


A importância de manter as orelhas do seu animal limpas
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
Como resultado da domesticação e selecção racial, as orelhas dos cães têm uma variação enorme quer no seu tamanho, quer na sua implantação. O longo canal auditivo dos cães faz com que além de ter uma excelente capacidade para captar os sons, também acumule com grande facilidade cerúmen e corpos estranhos. (Ler mais)



Breves

Campanha de sensibilização alerta para cancro da pele
A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai levar a cabo uma campanha de sensibilização e prevenção relativa ao cancro da pele a partir do dia 15 de Junho, com o objectivo de alertar para os perigos associados à exposição solar excessiva. (Ler mais)



Baixas por doença disparam em Março devido à gripe
As baixas por doença totalizaram 108.632 casos em Março último, uma subida de 26% face ao mesmo mês do ano anterior, explicada sobretudo pela epidemia de gripe que atingiu o país em Fevereiro e Março deste ano. (Ler mais)



UNICEF: Pneumonia e diarreia são as principais causas de morte infantil
A pneumonia e a diarreia estão entre as principais causas de morte infantil em todo o mundo, afectando principalmente as crianças mais desfavorecidas, de acordo com um relatório divulgado pela UNICEF. (Ler mais)







 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal