NEWSLETTER
MAIO 2012
Convulsões Febris
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
As convulsões febris são definidas como crises convulsivas na presença de febre (superior a 38ºC), aparecem nos primeiros anos de vida e geralmente manifestam-se entre os três meses e os seis anos de idade, tendo o seu pico de incidência entre os oito e os 20 meses. Estas atingem cerca de 2% a 5% das crianças, nas idades acima referidas, verificando-se maior frequência no sexo masculino. (Ler mais)


Alergias alimentares
A incidência da alergia alimentar tem vindo a aumentar nos últimos anos, ao mesmo tempo que o consumo de alimentos compostos por muitos ingredientes tornou mais difícil para os indivíduos com este tipo de doença a evicção dos alimentos responsáveis pela sua doença. A Dra. Rita Câmara, Médica Alergologista, fala em entrevista dos factores que despoletam as alergias alimentares e dos cuidados a ter com as mesmas. (Ler mais)



Saúde Oral na terceira idade
Dr. Fabião de Castro da Silva - Médico Dentista
Este artigo destina-se à população em geral, porque todos um dia lá chegaremos ou, de alguma forma, poderemos ajudar os mais idosos que nos rodeiam, sejam eles familiares ou amigos. São dicas simples, que podem melhorar em muito a qualidade de vida. Infelizmente, mais de 80% dos nossos idosos são desdentados parciais ou totais. (Ler mais)


Sementes
Dr. Ricardo Oliveira – Nutricionista
Habitualmente esquecidas no dia alimentar da maioria da população, são encontradas no pão com sementes e nos cereais tipo “muesli”. Falo de sementes de abóbora, girassol, linhaça, sésamo, etc. Existem à venda nas grandes superfícies e em lojas de produtos naturais, algumas com sal para petiscar e outras, naturalmente mais saudáveis, sem sal. (Ler mais)


Prevenção de problemas dentários em cães e gatos
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
As afecções dentárias nos cães e nos gatos são problemas que aparecem com bastante frequência nas clínicas veterinárias. As mais frequentes são as gengivites, ou inflamação das gengivas, e o chamado sarro, placa ou tártaro dentário. As raças mais susceptíveis são as de pequeno porte e todos aqueles animais que são alimentados com comida caseira ou alimentos húmidos em excesso. (Ler mais)

Breves

Cafeína pode apresentar benefícios para tratamento da hiperactividade 
A administração de cafeína, em pequenas doses, poderá controlar o défice de atenção e hiperactividade sem causar efeitos secundários como a dependência, de acordo com um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e do Centro de Neurociências. (Ler mais)



Governo estuda impor preço de genéricos a medicamentos de marca 
O Governo poderá legislar brevemente no sentido de que os medicamentos que já ultrapassaram o período de patente passem a ter preços idênticos aos genéricos, mesmo mantendo a marca, afirmou Jorge Torgal, presidente do INFARMED, a autoridade nacional para o medicamento. (Ler mais)



Madeirenses deixam de pagar totalidade dos medicamentos no Continente
O Governo central e o executivo da Região Autónoma da Madeira celebraram em finais de Abril um acordo que evita que os madeirenses tenham de pagar a totalidade dos medicamentos nas farmácias do Continente, tal como os continentais na Madeira. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal