ABRIL 2012
O EXERCíCIO FíSICO DURANTE A GRAVIDEZ
Dr. Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Eis um tema que suscita muitas dúvidas no seio das mulheres grávidas… Posso ou não praticar exercício físico? É arriscado? O que posso fazer? Com que intensidade e frequência? Estas são algumas das muitas questões que as grávidas apresentam quando confrontadas com a possibilidade de realizar exercício físico. Tal como dizia o meu avô, estar grávida não é doença, é uma bênção...

Não quero com isto dizer que todas as grávidas poderão fazer as actividades e modalidades desportivas que mais gostam e com a frequência que gostariam. O seu corpo encontra-se a passar por um conjunto de alterações que se irão reflectir no seu dia-a-dia, incluindo nos seus hábitos desportivos.

Apesar da grande maioria estar apta para realizar actividade física, infelizmente existe uma pequena percentagem de grávidas que ficam inibidas do exercício físico, isto porque existem gravidezes que comportam riscos, pelo que a prática do exercício físico deverá ser contra-indicada, de forma a não colocar em causa a saúde do bebe nem da sua mãe.

Numa perspectiva geral, e tal como acontece em muitas outras situações, o exercício físico desempenha um papel muito importante ao longo da gravidez, ajudando o seu corpo a se adaptar às diferentes alterações a que o mesmo estará sujeito ao longo dos nove meses.

Será uma mais-valia na prevenção de dores lombares e costas, na regularização do peso, nos níveis de energia, no aumento da capacidade aeróbica, na preparação muscular, entre outros aspectos que a ajudarão certamente na altura do parto e na recuperação física pós-parto. A sua prática ajuda igualmente a sua vertente psicológica, no âmbito do stress, ansiedades e depressões.

Por vezes, as grávidas e respectivos companheiros confundem exercício físico com aulas pré-parto, pensando tratar-se da mesma coisa. São aspectos diferentes e uma situação não influencia a outra. Se assim fosse, as grávidas que planeassem realizar aulas pré-parto não necessitavam de fazer qualquer tipo de exercício nos meses iniciais e intermédios da gravidez.

Se não houver nenhuma complicação com a gravidez, o exercício físico deverá ser realizado ao longo de quase todo o período de gestação, sendo adaptado às diferentes fases da mesma. Atenção, que existem alturas da gravidez em que o exercício deverá ser mais moderado e outras em que poderá ser mais potencializado, de forma a não comportar qualquer risco para a mãe nem para o bebé.

Mesmo que se trate de uma grávida activa, deverá sempre frequentar as aulas pré-parto. Como o seu próprio nome indica, trata-se de aulas/sessões que ajudam na preparação para o seu parto, seja na vertente física, através de exercício que ajudará o seu corpo a estar preparado para dar à luz, seja na vertente psicológica, que a ajudará a estar consciente das alterações e sintomas que poderá vir a sentir durante o parto.

Nunca é de mais relembrar que todo o exercício será mais ajustado e mais benéfico para a sua gravidez se for orientado por um profissional da área do desporto, em sintonia com o seu médico.

Para que este artigo seja mais prático, apresentamos um conjunto de aulas/actividades que poderão ser realizadas, bem como alguns exemplos de exercícios a ser realizados.

- Se prefere o ar livre e o contacto com a natureza é de aproveitar para fazer caminhadas, corrida, nadar no mar, etc..

- Se está habituada e sente-se mais segura, poderá realizar os exercícios indoor, num ginásio, podendo realizar na mesma uma corrida ligeira ou caminhada na passadeira, bicicleta estática e algumas aulas como Yoga, Pilates e Hidroginástica.
       
- O meio aquático é um meio excelente e com muitas potencialidades para as grávidas, isto porque o seu peso fica mais leve dentro de água, não exigindo muito no que diz respeito ao facto do corpo ter que suportar a totalidade do seu peso e ajudando na realização dos mais variados exercícios.

O exercício físico poderá assim ser o seu principal amigo, ajudando em vários aspectos, como a redução do stress e ansiedade, fortalecimento muscular, prevenção de varizes, melhoria da circulação sanguínea e redução do inchaço das pernas.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal