ABRIL 2012
MILIáRIA: BORBULHAS DO CALOR
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
elvio.sousa@farmaciadocanico.pt

A Miliária, vulgarmente conhecida como "borbulhas do calor" ou "borbulhas de Verão", é uma erupção de pequenas borbulhas na pele que podem surgir quando o bebé sofre de muito calor. Crianças de todas as idades apresentam miliária, mas esta doença é mais comum nos bebés. As borbulhas podem ser vermelhas, especialmente nas peles mais claras, e manifestam-se em maior quantidade nas pregas de pele e nas partes do corpo que estejam em contacto directo com a roupa (nomeadamente, o peito, a barriga, o pescoço, as virilhas e as nádegas).

Causas da Miliária

A transpiração serve para arrefecer o corpo, no entanto, se a transpiração for excessiva, os poros da pele do bebé ficam obstruídos, evitando a saída do suor, podendo levar ao desenvolvimento das borbulhas. Os bebés e as crianças pequenas são particularmente sensíveis ao calor, uma vez que possuem poros mais pequenos do que os adultos.

O tempo quente e húmido, típico do Verão, é a época por excelência da miliária, mas esta também pode ocorrer no Inverno, se o bebé usar demasiadas camadas de roupa ou estiver com febre. Por vezes, os bebés desenvolvem miliária após a aplicação de uma pomada para a tosse sobre o peito.

A miliária não tende a ser dolorosa, mas pode causar comichão ou tornar o bebé hipersensível. O problema não é grave, mas deve ser seguido de perto para não evoluir para quadros clínicos mais graves, como uma insolação ou a exaustão pelo calor.

Como tratar a Miliária

Refrescar o bebé, soltando ou retirando a roupa e levando-o para uma sala arejada ou, se possível, para um lugar à sombra;
Colocar o bebé sobre uma toalha de algodão - esta ajudará a absorver o suor;
Aplicar toalhas frescas e húmidas nas áreas afectadas pela erupção e deixar secar ao ar;
Evitar esfregar com uma toalha e não aplicar pomadas nem cremes sobre as borbulhas, na medida em que podem agravar a situação devido à acumulação de humidade;
Numa situação de calor à noite, recorrer à utilização de ar condicionado ou ventoinha no quarto do bebé, direccionando-os para a zona onde está o bebé, mas sem incidir para ele directamente, ou então, coloque a ventoinha suficientemente longe (para se sentir apenas uma ligeira brisa). O bebé deve ficar confortável, não com frio;
Cortar regularmente as unhas do bebé para que não cause feridas ao coçar as borbulhas, se ficar com comichão. 

Como prevenir a Miliária

Mantenha o bebé confortavelmente fresco, vestindo-o com roupas largas e leves, especialmente nos tempos quentes e húmidos. Os tecidos naturais, como o algodão, são absorventes e permitem uma transpiração mais eficiente do que os sintéticos. Devem-se evitar cuecas de plástico e revestimentos de plástico nas fraldas.
Quando segurar o bebé ao colo, tente não usar tecidos abrasivos, como a lã, que possam irritar a pele do bebé.
Num dia de extremo calor, mantenha o bebé dentro de casa ou procure locais frescos, com sombra e arejados. Lembre-se de o hidratar bem e regularmente através da amamentação ou com o leite de substituição.
Verifique regularmente se o bebé está com demasiado calor. Se não tiver a certeza, sinta a pele do bebé: se esta estiver húmida e quente, significa que o bebé está com calor.

Quando consultar o médico:

Para confirmar se se trata efectivamente de miliária; 
Se as borbulhas não desaparecerem ou se agravarem passados alguns dias;
Se o bebé tiver febre.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal