MARçO 2012
PERDER PESO ESTá NA MODA!
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a um aumento exponencial do número de pessoas que se preocupa em realizar o seu exercício físico em ginásios ou em outros espaços, tendo simultaneamente algum cuidado com a sua alimentação. Ou seja, parece indiscutível que se tem registado um aumento na preocupação em fazer actividade física com alguma regularidade associado a uma alimentação saudável, no entanto, os dados mais recentes apontam para um aumento significativo das pessoas com peso excessivo e obesas. 

Leva-nos a pensar que algo está errado e não está a funcionar. O que é que pode estar mal?
O grande problema é que as pessoas por vezes são muito autónomas e crêem que sabem o que estão a fazer, o que nem sempre está correcto. Para conseguir os melhores resultados, sem que prejudique a sua saúde, deverá ser acompanhado por profissionais das duas principais áreas que influenciam a perda de peso, nomeadamente a actividade física e a nutrição (dieta).

Quantas pessoas, vezes sem conta já tentaram perder peso, apenas para depois ganhá-lo novamente? Muitos indivíduos poderiam pensar que só acontece com eles, mas afinal o seu caso não é único.

Para atingirmos e conseguirmos manter um controlo de peso estável é necessário que tenhamos um programa adequado ao nosso organismo. O grande problema é que muitas pessoas tentam perder o peso excessivamente rápido. Muitas vezes, realizam dietas desajustadas, consomem produtos inadequados e possuem um plano de exercício desenquadrado com os objectivos pretendidos.

Sendo assim, há que alertar os indivíduos que possuem concepções erradas a respeito da perda de peso. Poderá haver hábitos que talvez queira adoptar para perder peso mas que na realidade são maus para sua saúde.

Alguns Mitos…

A título de curiosidade, gostaria de salientar alguns dos mitos que aparecem associados à perda de peso:
- Saltar refeições ajuda a perder peso.
- Existem diferentes tipos de calorias. Caloria é caloria. Não existem tipos de calorias diferentes, pode trabalhar para perdê-las.
- Trinta minutos de exercício são suficientes para diminuir o peso. Caminhar durante meia hora é um bom exercício para quem tem um peso ideal e o quer manter. Não para quem quer diminuir.
- Distribuir a actividade física por pequenos períodos durante o dia é o mesmo que realizar o exercício de forma continuada sem interrupções. Fazer 5x5 minutos não é igual a fazer 25 minutos seguidos.
- A intensidade do exercício não influencia a quantidade de calorias "gastas". Do ponto de vista bio-energético, não é a mesma coisa fazermos um exercício a caminhar, a correr ligeiramente ou a correr de forma intensa.
- O exercício e a alimentação são duas coisas distintas e autónomas na perda de peso. Pelo contrário estão muito interligados, os resultados são muito melhores e mais saudáveis se tratar destas duas componentes juntas.
- Posso seguir o mesmo plano do que a minha irmã, prima ou tia, ela perdeu peso eu também vou perder… A resposta ao exercício e alimentação sobre o peso é individualizada. Existem inúmeras evidências de que a actividade física e a alimentação têm impactos diferentes em diferentes pessoas. Isto significa que um programa poderá ser eficaz para uma pessoa e completamente desajustado para outra.
- Utilização de casacos e coletes, bandas, faixas, durante o exercício faz com que transpiremos mais e percamos mais gordura. A perda de calorias não está associada ao volume de transpiração e intensidade da mesma; está associada à intensidade e ao tempo de exercício que esteja a realizar.

Antes de começar a perder peso…

É importante que esteja consciente do que pretende, de como se encontra o seu corpo, do que pretende alcançar, etc.. Existe um conjunto de aspectos que devem estar bem definidos.
Entre todos os aspectos que estão associados à perda de peso, poderá começar por avaliar a sua imagem, se você tem uma imagem do seu corpo muito negativa, pode acreditar que precisa perder muito mais peso do que seria saudável e recomendado e levaria com que se desapontasse se não perdesse peso tão rápido quanto gostaria. Crie uma imagem realista.
Avalie o seu peso. Estar consciente do seu peso é meio caminho andando para saber se necessita ou não realmente de perder peso e, se for o caso, de que forma.
Esteja consciente de que necessita de perder peso e de ser acompanhado por profissionais das áreas envolvidas, actividade física e nutrição.
Mantenha pensamento positivo e não desista à primeira tentação nem desanime na primeira contrariedade. Ou seja, esteja consciente que para alcançar um bom resultado, sem que seja prejudicial, poderá levar algum tempo a mostrar resultados visíveis.
Fuja às tentações na alimentação. Há que fugir ao desejo de petiscar alimentos menos indicados para quem está a seguir um plano de dieta.
Defina metas realistas e alcançáveis. Não caia na armadilha de definir metas e objectivos que pode não conseguir alcançar, tendo em conta a sua disponibilidade. De que serve realizar um plano de exercício muito elaborado, planificado para três horas por dia, se na realidade não tem disponibilidade para cumprir o plano de exercício?…

Programas para perda de peso

Temos vindo a assistir a um aumento de programas relacionados com a perda de peso, desde as várias instituições que comercializam produtos que ajudam à perda de peso aos programas televisivos…

Esta realidade tem aspectos positivos e negativos: positivos, porque muitas pessoas ficaram sensibilizadas para a necessidade de perda de peso, motivando inclusivamente pessoas que já tinham tentado mas por algum motivo acabaram por desistir. Negativos, porque existem produtos que possuem efeitos rápidos mas que acabam por ser prejudiciais para a saúde e pela ilusão que se cria em volta de todos estes aspectos.

Os programas televisivos não são tão transparentes como parecem, há mais do que “assistimos”, ou seja, não basta seguir o programa e reproduzi-lo para perder peso. Assim, alerto para o facto de que as pessoas devem ter em atenção um conjunto de factores, como por exemplo o seu estado de saúde e serem seguidos por profissionais.

Fico realmente contente com esta motivação que se tem criado em volta deste assunto e é com agrado que vejo o “renascer” de algumas pessoas que já tinham desistido e que agora voltam ao ginásio motivadas para a perda de peso.

A actividade física desempenha um papel muito importante nos mecanismos de emagrecimento, apresentando vários benefícios. 

Na optimização de perda de Peso:

- Aumento do metabolismo em repouso após o exercício;
- Aumento da termogénese alimentar;
- Potencializa a acção da restrição calórica;
- Dispêndio energético durante a sua execução;
- A perda realiza-se menos à custa da massa magra e mais à custa da massa gorda;

No âmbito de doenças:

- Benéfica no combate a factores de risco frequentemente associados à obesidade;
- Diminuição do risco de desenvolver diabetes;
- Redução do colesterol, dos triglicéridos, da LDL;
- Melhoria da tolerância à glicose e sensibilidade à insulina;
- Redução de sintomas de artrite por diminuição do stress articular
- Redução da pressão arterial;

O seu peso corporal é controlado pelo número de calorias ingeridas versus a quantidade de calorias utilizadas diariamente. Então, para perder peso, é preciso ingerir menos calorias do que usa. Pode fazer isso praticando mais actividades físicas e tendo uma alimentação mais equilibrada. Seguir um programa de emagrecimento que o ajude a ficar mais activo fisicamente e diminuir a quantidade de calorias ingeridas, tornará mais provável o sucesso na perda de peso.

Muitas vezes, a prática de actividade física/exercício físico é apontada como uma ajuda para manter a massa magra em processos de perda de peso. Geralmente, o peso corporal e a massa gorda diminuem com programas de treino cardiovascular, ao passo que a massa magra permanece constante ou aumenta.

Assim, o ideal é que um programa de controlo de peso deva permitir uma diminuição da massa gorda, em simultâneo com a manutenção ou um ligeiro aumento da massa magra, sendo impossível desassociar a actividade física da nutrição.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal