MARçO 2012
HUMANIZAçãO, EUTANáSIA E LUTO NOS ANIMAIS DE COMPANHIA
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
convetcanico@gmail.com

Nos primeiros tempos, a afinidade entre os homens e os animais domesticados teve fins fundamentalmente funcionais. Os cães vigiavam propriedades, campos e povoações, assistiam no pastoreio e na caça. Já os gatos eram bem-vindos por auxiliarem no controlo dos ratos e outras pragas. No entanto, sempre houve pessoas interessadas na defesa dos direitos dos animais.

Já dizia Voltaire, famoso filósofo francês do seculo XVI: “Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de quarto em quarto e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Responde-me, teria a natureza entrosado nesse animal, todos os órgãos do sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível?”.

Hoje em dia, a situação da relação entre o homem e os animais é bem diferente, graças a um processo conhecido como humanização: os animais de estimação estão cada vez mais perto das famílias e conquistam seu espaço de membro. A convivência já é tão próxima que alguns estudos estatísticos afirmam que na Europa e nos Estados Unidos, a percentagem de donos que consideram os seus animais de estimação como membros da família já chega aos 30%. Esta situação traz consigo as consequências próprias do relacionamento humano: temos como exemplo o facto de que os nossos bichanos chegam a sofrer de doenças típicas dos humanos como a ansiedade, depressão, colesterol, obesidade, alguns tipos de diabetes, entre outras. 

Mas não só os animais são afectados, sendo que o desaparecimento físico dos nossos estimados companheiros acaba por afectar psicologicamente os donos. Da mesma forma que a morte um familiar é quase sempre um acontecimento inesperado e traumático, a morte dos animais de companhia é considerada por muitos donos como a perda de um membro da família.

Devemos lembrar que a sua esperança de vida é inferior à nossa e a mesma é variável. Nos cães, as raças mais pequenas por norma apresentam uma esperança de vida que é sensivelmente o dobro da dos cães de maior porte. Já nos gatos, a esperança de vida depende das raças: por exemplo, os gatos de raça Persa apresentam uma esperança de vida inferior àqueles que não têm uma raça definida.

A Eutanásia

Eutanásia é um termo cuja etimologia vem do grego (eu + tanatos), que significa boa morte ou morte sem dor. A prática da eutanásia é suportada pela teoria defendida na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que advoga pôr termo à vida do animal quando este apresenta uma doença incurável ou está submetido a intoleráveis sofrimentos físicos.
Artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, relacionados com a morte de um animal:

Artigo 3º 
A) Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis. 
B) Se for necessário pôr fim à vida de um animal, este deverá de ser inanimado instantaneamente sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.
Artigo 11º 
Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
Artigo 13º 
O animal morto deve de ser tratado com respeito.

A eutanásia nos animais de companhia está justificada somente nos seguintes casos: 
- Doenças incuráveis em que a qualidade de vida do animal esteja de tal maneira comprometida que a solução mais humana é efectivamente pôr termo ao seu sofrimento.
- Quando o nível de agressividade de um animal é de tal forma elevado que impossibilite o convívio do animal consigo próprio, com outros animais ou com as pessoas.

A concretização de uma eutanásia é o acto médico mais repulsivo que um veterinário pode realizar, uma vez que significa que já não há mais nada a fazer para solucionar o caso apresentado.

Certos proprietários são absolutamente contrários a essa prática, mas a pergunta fundamental é: estará certo deixar um animal prosseguir a sua existência quando está a passar por um sofrimento de tal maneira cruel que a terapêutica não é capaz de atenuar?

Também existem pessoas que pensam que têm o direito de pôr termo à vida do seu animal, por qualquer motivo de menor importância. No entanto, tal como indica o Artigo nº 11 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, isso seria um biocídio. Para além disso, os profissionais da medicina veterinária obedecem a um código de ética, que os impede de realizar eutanásias que não estejam plenamente justificadas.

O Luto

Todas as pessoas que alguma vez foram tocadas pela dedicação afectiva de um bichinho de estimação também experimentaram a dor da perda, pelo que a elas dedico estas palavras.

O luto é uma tristeza ou uma sensação profunda de pena em consequência de uma perda, é um processo de sofrimento geralmente relacionado à morte de um ser amado, neste caso o nosso bichinho. Lidar com a perda de um animal de estimação muitas vezes não é fácil, nem deveríamos tentar passar por cima do processo natural da tristeza. Lembremo-nos sempre que não estamos sozinhos.

O luto tem várias fases, que são: Choque, Negação (incredulidade), Sofrimento, Recuperação e Aceitação. O luto é admirável e é próprio dos humanos, não sendo antinatural ou embaraçoso.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal