NEWSLETTER
MARçO 2012
Ciática
Dr. Miguel Ribeiro – Farmacêutico
A ciática é uma crise aguda de dor ao longo do nervo ciático, o nervo mais longo do corpo humano, que inerva a nádega, a coxa, a perna e o pé. Normalmente, esta dor afecta apenas um dos lados e costuma ser acompanhada por um ataque de lombociatalgia, sendo provocada por uma irritação mecânica ou pela compressão das raízes raquidianas que originam o nervo ciático. (Ler mais)

Síndromes Vertiginosos
Os síndromes vertiginosos podem ocorrer em qualquer altura da vida mas são particularmente perigosos após os 65 anos, devido ao aumento do risco de quedas. O Dr. Miguel Furtado, Otorrinolaringologista, explica em entrevista quais as principais causas dos síndromes vertiginosos e qual o tratamento mais adequado para cada caso. (Ler mais)



Fisioterapia Respiratória em Crianças
Dra. Catarina Castro – Fisioterapeuta
As doenças respiratórias (DR) infantis têm verificado uma crescente incidência que se relaciona, por um lado, com a evolução dos germes responsáveis pelas infecções respiratórias e, por outro, com factores ambientais como o tabaco, o ar condicionado e a poluição. (Ler mais)


“Ganhar peso de forma saudável”
Dra. Sandra Anjos - Nutricionista
É magra/o? Gostaria de ter mais uns quilitos? Então este artigo é para si! Numa sociedade maioritariamente preocupada com o peso excessivo, um subgrupo de pessoas padece de um problema de igual dificuldade de resolução: a magreza. Se perguntarmos a pessoas com peso excessivo qual o seu maior desejo, a resposta será na maioria dos casos “ser magra”. E a pessoa magra? (Ler mais)

Humanização, eutanásia e luto nos animais de companhia
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto – Médico Veterinário
Nos primeiros tempos, a afinidade entre os homens e os animais domesticados teve fins fundamentalmente funcionais. Os cães vigiavam propriedades, campos e povoações, assistiam no pastoreio e na caça. Já os gatos eram bem-vindos por auxiliarem no controlo dos ratos e outras pragas. No entanto, sempre houve pessoas interessadas na defesa dos direitos dos animais. (Ler mais)

Perder peso está na Moda!
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a um aumento exponencial do número de pessoas que se preocupa em realizar o seu exercício físico em ginásios ou em outros espaços, tendo simultaneamente algum cuidado com a sua alimentação. Ou seja, parece indiscutível que se tem registado um aumento na preocupação em fazer actividade física com alguma regularidade associado a uma alimentação saudável. (Ler mais)

Breves

Saúde: Investimentos superiores a cem mil euros só com autorização ministerial
Os investimentos superiores a cem mil euros a realizar por entidades do Serviço Nacional de Saúde este ano estão sujeitos a autorização prévia do ministro da Saúde, de acordo com um despacho publicado em Diário da República. (Ler mais)



Doenças reumatóides afectam mais de 30% das mulheres
As doenças reumatóides são mais frequentes entre as mulheres, afectando 32,6% das mulheres e apenas 112% dos homens, de acordo com um estudo epidemiológico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. (Ler mais)



HIV/SIDA: Testes clínicos para nova vacina iniciam-se este ano
Uma equipa de investigadores cubanos vai iniciar este ano testes clínicos em humanos seropositivos com uma vacina contra a SIDA, depois de ter realizado investigações em ratos, com sucesso. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal