JANEIRO 2012
MAU ODOR NOS PéS
Dra. Joana Sousa - Podologista
podo.joana@gmail.com

O cheiro desagradável dos pés é popularmente conhecido por “chulé” (bromidrose) e pode atingir qualquer pessoa independentemente da idade e sexo. No entanto, a bromidrose tende a ser mais comum nos jovens do sexo masculino, dada a secreção hormonal que conduz a uma maior tendência para transpirar. Desta forma, é facilitado o aparecimento e a propagação de fungos e bactérias, os verdadeiros responsáveis pelo mau odor. 

Com mais de 250 mil glândulas sudoríparas, os pés estão entre as partes do corpo que mais transpiram, devido em grande parte ao uso de meias e sapatos. O ambiente húmido que se cria dentro do sapato quando se transpira é favorável ao aparecimento de bactérias que, por sua vez, originam o mau odor. Num dia, cada pé pode produzir mais de meio litro de suor. 
Situações como o stress, desequilíbrios hormonais, problemas metabólicos e medicamentos podem estar associados à hiperidrose (aumento de transpiração).

Poderíamos supor que a transpiração é a responsável pelo mau odor mas não o é, uma vez que se forma basicamente de sal e água. O que provoca o mau odor são as bactérias existentes na flora da pele que absorvem a humidade e excretam o excesso, produzindo um forte odor.

Apesar da transpiração ser a maior responsável pelo mau odor nos pés, existem outros possíveis motivos para o seu aparecimento, tais como infecções fúngicas, feridas infectadas e má higiene.

Muitas vezes questionamo-nos acerca do cheiro desagradável nos nossos pés, sobretudo quando consideramos ter hábitos de higiene adequados. É importante reforçar a ideia de que a higiene não deve incluir apenas a lavagem diária dos pés, sendo preciso secá-los muito bem, principalmente nos espaços interdigitais (entre os dedos), mudar de meias (preferencialmente de algodão) diariamente, alternar o uso de sapatos e sempre que possível, optar pelo uso de sapatos abertos. 

À venda nas farmácias, existem diversos produtos que podem contribuir para a diminuição da bromidrose, entre eles os cremes hidratantes e/ou anti-transpirantes, e pó talco ou anti-fúngico de aplicação no calçado quando este não está em uso, para absorver parte da humidade gerada durante a sua utilização. Lembre-se que o pó apenas deve ser aplicado no calçado e nunca directamente na pele, pois para além de não ser absorvido pela pele pode, em muitos casos, agravar alguma micose (fungo) já existente, aumentando o cheiro desagradável nos pés.

Se o seu problema de mau odor nos pés persistir, deverá consultar o seu médico ou podologista.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal